Esta terça-feira (17/11) marca o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais do Rio de Janeiro após período de paralisação devido à pandemia do Coronavírus.
A retomada, porém, não é obrigatória, e os estudantes podem escolher se desejam voltar ou continuar com o ensino online. Além disso, é válida somente para 3 grupos específicos:
- 9º ano do ensino fundamental;
- Último ano do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA);
- Carioca 2 (projeto de correção de fluxo).
Ao todo, o retorno às aulas presenciais abrangerá 61 mil alunos, que estudam em 427 unidades na capital fluminense.
Talma Romero Suane, secretária municipal de Educação, diz que a retomada das atividades presenciais era esperada por grande parte dos responsáveis dos alunos.
”Muitos pais e responsáveis aguardavam com grande expectativa este momento de retorno às aulas presenciais. Lugar de criança é na escola. E a grandeza de nossa rede corresponde às expectativas dos pais, que querem o melhor para seus filhos, estudando em nossas escolas”, disse Talma.
Vale destacar que, para o retorno das aulas presenciais, determinações importantes do protocolo de segurança foram tomadas:
- Distribuição de álcool gel;
- Utilização obrigatória de máscaras de proteção;
- Unidades com espaçamentos redimensionados para respeitar o distanciamento.
Outro ponto importante é que as aulas presenciais, inicialmente, acontecerão em apenas 4 dias da semana, isto é, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. As turmas serão divididas em grupos A e B para evitar aglomerações. Serão 3 horas de aulas por dia, nos turnos da manhã e da tarde para o 9º ano. E à noite para o PEJA, como já era anteriormente.