O Consulado-geral da Itália no Rio de Janeiro e a Secretaria de Educação do Estado (Seeduc) formalizaram, na tarde desta quinta-feira (4/11), um acordo para oferta do idioma italiano aos estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais. Foi assinado um memorando de entendimento para a promoção da língua, arte e cultura italiana no âmbito da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.
A assinatura do documento foi realizada durante cerimônia na Casa D’Itália, sede do consulado no Centro do Rio, pelo Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, e pelo Secretário de Estado de Educação do Estado Alexandre Valle.
O ensino do idioma italiano na rede pública estadual do Rio de Janeiro já é realidade, desde o primeiro semestre do ano passado, no Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho, localizado em Vaz Lobo, Zona Norte da capital fluminense. Com o apoio do Consulado-Geral da Itália no Rio e o Departamento de Educação da Embaixada da Itália em Brasilia, a Seeduc implantou lá o curso de Formação em Língua, Arte e Cultura Italiana em horário integral.
Inicialmente oferecido aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, o curto já contempla três turmas e conta com o apoio do curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com a formalização da parceria com o Consulado-geral da Itália, a Seeduc pretende expandir o projeto para outras escolas.
De acordo com o Cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, a assinatura do memorando de entendimento é resultado de “um longo e complexo trabalho preparatório” e que estabelece “verdadeira parceria estratégica entre o Consulado e a Secretaria de Educação do Estado”.
“É, sem dúvida, um marco nas relações de colaboração entre a Itália e o Estado do Rio no campo da educação”, enfatizou o Cônsul-geral.
O Cônsul-geral destacou que o projeto, em estreita colaboração e sinergia com o núcleo de Italiano da Faculdade de Letras da UFRJ, tem como principal objetivo favorecer uma difusão cada vez maior e progressiva do ensino da língua e da cultura italiana na rede de escolas públicas.
“Isso possibilitará um círculo virtuoso, e inédito no Brasil, de colaboração estruturada entre as três instituições envolvidas, o que fortalecerá significativamente a cooperação cultural entre a Itália e o Estado do Rio, oferecendo novas e crescentes oportunidades aos alunos fluminenses”, apontou o Cônsul.
O memorando assinado entre o Consulado-Geral da Itália e a Seeduc prevê “a cooperação para a realização e implementação, de forma gradual e progressiva, de outras escolas de Ensino Médio Regular, em tempo integral, com o modelo bi cultural e bilíngue português-italiano”.
O mesmo documento destaca que “a parceria oportunizará a proficiência, vivência e a integração do idioma estrangeiro, para alunos do ensino médio, em um processo de duração continuada e integrada, difundindo o conhecimento da língua e a valorização das culturas envolvidas, estreitando relações a partir dos sistemas educacionais dos dois países e possibilitando o ensino integral aos estudantes”.
“Colaborar para a promoção do idioma e da cultura italiana é uma honra para todos nós. Agradecemos a oportunidade de oferecer mais um diferencial para a vida profissional dos nossos jovens estudantes fluminenses. Aliado ao idioma, eles terão, ainda, o benefício de conhecerem melhor séculos de história e a visão e as obras de tantos mestres – da pintura, da literatura, da música italianas. Esperamos, cada vez mais, poder ampliar essa iniciativa para outras escolas da nossa rede”, enfatizou o secretário de Educação Alexandre Valle.
Conforme o memorando, cabe à Seeduc, entre outras responsabilidades, manter o curso de língua Italiana no Ensino Médio, dentro do horário de permanência do aluno na escola, além de planejar, gerenciar e avaliar as atividades desenvolvidas na unidade escolar.
Já o Consulado-Geral da Itália, junto ao Departamento de Educação da Embaixada da Itália em Brasília, vai auxiliar na implantação da Escola Intercultural Brasil-Itália, com Ensino Intercultural de Italiano com ênfase em Arte e Cultura.
Para isso, o Consulado propiciará, quando possível, palestras, concursos culturais, eventos, feiras educativas e atividades afins, para alunos e professores, além da doação de materiais didáticos do ensino médio necessários ao processo de ensino e aprendizagem do idioma italiano.
A notícia é ótima, mas primeiro as primeiras coisas: como estão nossos alunos em português e matemática? Não adianta querer fazer o bolo pela cereja: precisamos de uma massa boa primeiro!