Pelo menos 86 pessoas foram picadas por escorpiões-amarelos no estado do Rio de Janeiro em 2024. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde. O número representaa 12% do registrado em todo o ano passado, quando 680 pessoas foram mordidas. Os ataques acontecem em meio a uma infestação de escorpiões-amarelos em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, e Porto Real, no Sul fluminense.
De acordo com o Poder Público, 25 pessoas ficaram em estado grave e 61 apresentaram quadro leve. A picada de escorpião pode causar sintomas como vermelhidão, inchaço e dor no local. Em casos raros, o paciente pode ter arritmias e parada cardíaca, o que pode levar à morte, principalmente de crianças,
Só em Búzios, o Instituto Vital Brazil coletou mais de 200 escorpiões-amarelos. A prefeitura identificou um terreno no centro da cidade como um dos focos da infestação. Já em Porto Real, o foco é no bairro Jardim das Acácias.
Como evitar a proliferação dos Escorpiões-amarelos
– Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas. e reforçar a limpeza dentro de casa.
- – Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada.
- – Colocar pano em frestas da porta e ter algum tipo de proteção nas janelas, como telas, sobretudo nos fins de tarde.
– Nas janelas, é importante que tenha algum tipo de proteção, como tela, assim como nos ralos das pias e dos banheiros.
Nunca vi escorpião mordendo pessoas como um cachorro raivoso.
Escorpião pica, não morde.
E a espécie mais mortal do Brasil. Excelentes dicas de cuidado na matéria. Porém é errado dizer que o escorpião ataca. Ele apenas se defende ferroando pessoas em situações de contato acidental em que se sente ameaçado, exprimido quando pisado, por exemplo.