A escultura Palácio de Cristal, criada pela artista Amélia Toledo e instalada na Praça Cardeal Arcoverde em Copacabana, está passando por uma restauração completa, que deve ser concluída até o fim de novembro. Desde setembro, a obra está cercada por tapumes, e a intervenção busca devolver à escultura suas características originais, incluindo o espelho d’água que foi aterrado com o tempo.
Inaugurada em 1998, a peça possui um bloco de quartzo rosa, conhecido como “pedra do amor”, com 140 centímetros de altura. Amélia Toledo criou a obra com a intenção de transmitir “beleza, energia de vida e afeto” a quem passa pelo local. No entanto, com o passar dos anos, a obra sofreu desgastes, e sua fonte foi desativada após o encanamento ser cimentado, o que causou o fechamento da casa de máquinas.
Etapas da restauração
A restauração começou com a retirada do aterro no espelho d’água, e agora inclui a verificação das tubulações de água e das instalações elétricas, além da limpeza do quartzo rosa. A reforma também prevê o desentupimento de calhas e ralos, a recuperação dos canteiros em volta da fonte e a abertura da casa de máquinas. Uma nova bomba d’água será instalada, possibilitando que a fonte volte a funcionar, devolvendo à escultura sua função original.
Segundo Alexandre Roesler, sócio da Galeria Nara Roesler, responsável pela restauração, o projeto está estimado em R$ 200 mil, mas o valor exato só será confirmado ao término das obras. A iniciativa comemora os dez anos da galeria na cidade e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
Conexão com a arquitetura da estação Cardeal Arcoverde
A obra foi criada a convite do arquiteto João Batista Martinez Corrêa, responsável pelo projeto da estação de metrô Cardeal Arcoverde. Além da escultura, Amélia Toledo também desenvolveu o Projeto Cromático, que reveste as paredes da estação com 68 tons de cores, e os painéis “Embarque na Estação Terra” e “Por dentro da Terra” na plataforma de embarque, feitos em aço inox. O trabalho da dupla foi reconhecido e premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).