Esgarçamento da polarização direita e esquerda pode afetar eleição carioca?

Para Mario Marques as manifestações da direita em 25/2 em São Paulo podem influenciar as eleições do Rio, já que Eduardo Paes é Lula, mas quem é o beneficiado?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes e Lula - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Acuados, presos, amedrontados ou ameaçados, políticos, jornalistas conservadores e eleitores à direita estavam em silêncio ou observando à distância as atrocidades inconstitucionais cometidas pelo STF até esse domingo (25/2), em manifestação que reuniu mais de 600.000 pessoas na Paulista. Assustou. Pessoal vermelho sentiu. Pessoal da toga também sentiu. Mas como esse movimento vai afetar as eleições municipais?

De uma forma geral, a disputa às prefeituras é pragmática. O sujeito aprova ou desaprova o prefeito de acordo com o seu dia a dia. O transporte, o posto de saúde do bairro, a escola do filho, a segurança da família e o nível de emprego qualificam ou não um candidato ou o candidato do prefeito. Porém, é bom ficarmos atentos a movimentos como o deste domingo. O esgarçamento da polarização direita versus esquerda, Bolsonaro versus Lula pode ressuscitar disputas ideológicas em algumas cidades, especialmente capitais.

No Rio, por exemplo, num momento em que Eduardo Paes segue para a reeleição sem sustos, é bom abrir bem os olhos. Se uma manifestação carioca, da mesma magnitude de São Paulo, arrastar Eduardo Paes para o alvo principal do trio elétrico da direita pode haver uma reviravolta no cenário. Pode assustar também.

Advertisement

Eduardo Paes comprou um lado e isso é bem claro para a classe média carioca. Eduardo Paes é Lula. Eduardo Paes se acorrentou na esquerda e está na conta do Lula. A boa avaliação de sua administração pode esfacelar diante de um movimento de força contra a esquerda no Rio e fazer uma parcela dos cariocas deixá-lo de lado.

Pode acontecer.

Mas qual seria esse candidato do outro lado? Otoni de Paula, Alexandre Ramagem, Rodrigo Amorim, Pedro Duarte ou algum outsider? E o Marcelo Queiroz, afinal, é da base do governo Lula ou não? Não está claro. Os atores estão aí. Nenhum, porém, até agora, conseguiu passar de 10%, segundo as 3 pesquisas quantitativas realizadas pelo instituto Prefab Future em 2023.

Para bater Paes, é bom que um deles entre em abril com um percentual significativo, um número capaz de movimentar o eleitorado para cima. Se os cariocas conservadores não enxergarem um candidato forte à direita com força para derrotar Paes a tendência é engolir novamente o alcaide e deixá-lo lá. Entretanto, se um deles despontar em pesquisas, acende-se o sinal de alerta.

Que um candidato bolsonarista vai crescer na disputa carioca não resta nenhuma dúvida. Mas a questão é saber o teto. Para enfrentar Paes, não basta bater no peito e dizer que é conservador. Ou ir pra igreja. Ou fazer gritaria contra Paes. É fundamental ter mais atributos, tais como ser relativamente moderado (afinal o cargo é de prefeito, o que exige conversa, negociação e diálogo), ter alguma experiência em gestão, histórico parlamentar, ser carioca de verdade na essência, popular (um mínimo de conhecimento), e, acima de tudo, apresentar um projeto para a cidade que, claramente, diminua o pesadelo por que passam os cariocas atualmente: a insegurança.

A violência na cidade fez a popularidade do governador Cláudio Castro despencar. Segundo a última pesquisa Prefab Future, cerca de 60% dos cariocas desaprovam sua administração. Sua aprovação não chega a 30%. Embora a segurança não seja uma atribuição municipal, o comando da cidade pelo tráfico de drogas e por uma multidão de bandidos em motos também cai na conta de Paes. Ainda não na decisão de voto. Mas pode mudar.

A única resposta de Paes à gritaria carioca contra o crime foi fechar a Feira de Acari, quando todo mundo sabe que é na Uruguaiana onde acontece a maior venda de produtos roubados do Brasil. Paes se recusa a botar a mão na segurança com medo de colar sua imagem ao problema. No entanto, com o Rio entregue ao crime, esse, decerto, será um debate na mesa para as eleições.

Outro ponto é a maldição da oposição. Toda vez que um adversário de Paes bota a cara na rua ganha uma visita da PF, sofre uma denúncia e para no horário nobre da Globo. Já aconteceu com Braga Neto, Dr. Luizinho e Ramagem. Os três se recolheram.

Há um grande movimento no PL e em alguns partidos à direita no sentido de ideologizar a campanha carioca. Pela avaliação de qualitativas e quantitativas ainda não sabemos se pode dar certo. Mas é bom Paes monitorar o renascimento dos movimentos populares de direita. Se Copacabana for tomada como a Paulista, uma boa narrativa e uma boa estratégia podem causar um estrago na, por enquanto, tranquila reeleição de do prefeito sambista.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Esgarçamento da polarização direita e esquerda pode afetar eleição carioca?
Advertisement

17 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro: Não tinha 600 mil pessoas na Paulista. Vamos aos fatos. Bolsonarismo é FORTE, mas não tem essa força toda que o texto dá a entender que tem. Tanto que não vão ter candidato próprio em São Paulo (aonde supostamente colocou 600 mil pessoas nas ruas) e vão ter que aceitar a vice do Ricardo Nunes.

    Segundo: Eduardo Paes vai levar essa eleição com facilidade e ainda vai vim de chapa pura para mostrar a moral que tem na Capital. Agora se ele quer ser governador, aí vai precisar rebolar para conquistar o eleitorado do interior, da baixada e de cidades como São Gonçalo, Itaboraí…

  2. Ao ler os comentários abaixo é quase unânime:

    Qual o legado do Bolsonaro ou bolsonarismo para a cidade?

    Um grande NADA!

    Enquanto vc vê o Paes e as vezes parcerias com o governo federal do Lula o planejamento ou entrega de obras e soluções para a cidade.

    Esse discurso moralista vazio dos bolsonaristas e todo esse ressentimento de mal perdedor não tem impacto prático na vida de carioca.

    O anti bolsonarimo é um governo que dá certo. Ponto. É só comparar a gestão do Crivella e a do Paes. Olhem só o não-governo do ausente Cláudio Castro.

    • Exatamente!

      Hoje vc vê concretamente coisas acontecendo na cidade. Obras, políticas públicas em benefício da população, história de amigos e parentes que conseguiram emprego ou melhoraram de vida…

      Antes era só tiro, po@#% e bomba. Era só confusão e um absoluto NADA na vida das pessoas.

      Tem uns aloprados que querem isso de volta.

  3. Bolsonaretes Cariocas NUNCA gostaram do Rio!
    Essas bolsonaretes cariocas SEMPRE foram pro São Paulo.
    O carioca tem que deixar o bolsonarismo acabar no estado. Só assim teremos consciência de que o Rio é um país, e que não precisamos de São Paulo e nem do Brasil.

    • Sou de SP-aqui,o bozonarismo também não deixou legado algum.Tanto,que,em SP
      Capital,Bolsonaro perdeu pro Lula pra presidente e o Tarcísio perdeu pro Haddad
      pra governador em 2026.

  4. Desses nomes que citou na matéria eu voto no Pedro Duarte do partido Novo. Venho acompanhando o trabalho dele como vereador onde tem atuado de forma séria e transparente. Os outros são mais do mesmo!

  5. Bolsonaro teve dois candidatos no Rio:
    – Crivella
    – Cláudio Castro

    Dito isso é melhor ficarmos com o candidato de Lula que traz obras e organiza a cidade. Os dois citados acima destruíram a cidade e o estado e se estamos em melhor situação se deve a competência do prefeito. O analista é nitidamente um amargurado que sugere estar o judiciário mancomunado com Eduardo Paes. Deveria apresentar provas do que diz.

  6. O que a direita carioca tem que refletir é o seguinte: o que foi feito por Bolsonaro pró Rio no seu mandato? Algo de impacto? Uma alça de acesso da av. Brasil ligando não sei onde, entregue pelo então ministro Tarcísio. E no caso do esvaziamentos do aeroporto do Galeão, eles estavam nitidamente pró SP… Agora, e Lula? Todo mundo sabe quem ele é, não vale uma bala Juquinha, mas o sujeito GOSTA DO RIO, sempre ajudou a cidade. Isso desde os mandatos anteriores.

  7. ” estavam em silêncio ou observando à distância as atrocidades inconstitucionais cometidas pelo STF até esse domingo (25/2)”

    AAah mano, vai chorar na cama que é lugar quente, para de defender bandido . STF tem razão, quem defende ditadura e se articula para dar golpe de estado tem que ir em cana mesmo, Paradoxo de Popper, não tolerar os intolerantes. O resto é chororô e mimimi!

    Quer intervenção das forças de segurança, toma a Polícia Federal na sua casa de manhã pra aprender logo!

  8. Gostaria que o autor do texto explicasse melhor o que significa “Toda vez que um adversário de Paes bota a cara na rua ganha uma visita da PF, sofre uma denúncia e para no horário nobre da Globo. Já aconteceu com Braga Neto, Dr. Luizinho e Ramagem”
    Bolsonaristas, desistam, acabou!!!! aceita que dó menos.

  9. Gostaria que o autor do texto explicasse melhor o que significa “Toda vez que um adversário de Paes bota a cara na rua ganha uma visita da PF, sofre uma denúncia e para no horário nobre da Globo. Já aconteceu com Braga Neto, Dr. Luizinho e Ramagem”
    Bolsonaristas, desistam, acabou!!!! aceita que dó menos.

    • Ele só relatou um fato. Eduardo Paes é tão amado por parte da justiça e pela Globo que essas visitas aconteceram, também para manchar a imagens deles no Rio

      • Leonardo, você quer dizer então que essas pessoas que estão sendo acordadas pela PF não fizeram nada? São inocentes? São vítimas do sistema? Pelo amor de Deus!!! Já deu…. Bolsonaro, Crivela, Claudio Castro nunca mais!!!! O bolsonarismo não trouxe nada de bom nem para o Rio nem para qualquer parte do país. É só um movimento fanático que se alimenta da perversão humana.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui