Especialista explica contexto histórico dos penteados das mulheres negras

Mário Henrique, especialista em penteados femininos, dá detalhes sobre o visual das mulheres negras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Freepik

A cultura afro está presente no Brasil de diversas formas, entre elas no visual das mulheres afrodescendentes. No caso delas, alguns penteados se destacam e trazem raízes históricas como do período da colonização brasileira.

Segundo a Primeiros Negros, empresa especializada em conteúdos voltados aos afrodescendentes, as tranças vão além da beleza feminina das mulheres negras: elas representam a luta e a resistência dos negros.

“As tranças reinam e nagô, são aquelas tranças de raiz, rente ao couro cabeludo, que formam diferentes padronagens na cabeça e podem ser feitas em todo o comprimento do fio ou não’’, explicou Mário Henrique sobre as tranças usadas pelas mulheres negras ainda hoje.

Além desses, outros penteados também são muito usuais entre as mulheres negras e também possuem valores históricos. ”As box braids costumam ser feitas com o cabelo natural unido a fios sintéticos, proporcionando mais volume ao visual das mulheres negras” detalhou o especialista.

Advertisement

Ainda diante dos valores históricos dessas mulheres, outro penteado utilizado por elas são os coques que também eram feitos no período colonial. ”Para dias bem quentes ou nos dias de ‘bad hair’ os coques são indicados, assim como eram usados antigamente. Nestes dias também elas podem fazer um penteado para o lado para dar um charme ainda maior”, disse ele.

Para Mário, essas raízes jamais serão perdidas, pois as meninas também fazem os penteados e isso acaba passando de geração em geração. “Não acredito que esses costumes um dia venham acabar, pois são penteados feitos em pessoas de todas as idades e eles são muito importante para o povo afrodescendente. O que vale é se olhar no espelho e se sentir bonita e segura para enfrentar o mundo”, afirmou Mário.

Por fim, ele ainda explica sobre os cuidados essenciais para elas se manterem sempre elegantes e estilosas. “É muito importante que quando os penteados forem feitos que eles não sejam torcidos, pois podem gerar desconforto e até mesmo quebrando os fios. Outro detalhe importante é o controle do uso de produtos químicos que em excesso, pode provocar queda de cabelo”, completou ele.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Especialista explica contexto histórico dos penteados das mulheres negras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui