Especialistas esperam que volta da Bolsa ao Rio estimule concorrência e gere empregos

A expectativa é que a nova Bolsa no Rio comece a operar no segundo semestre de 2025 de forma completa, com a negociação de ações, derivativos, câmbio e commodities

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo IBGE

O Rio pode ganhar uma nova bolsa de valores. Isto porque, segundo informações divulgadas pelo blog do colunista do Globo, Lauro Jardim, uma plataforma de negociações de ativos financeiros, a Mubadala Capital, que pertence ao fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, pretende colocar de pé uma nova Bolsa de Valores no Brasil para concorrer com a B3, a antiga Bovespa, localizada em São Paulo.

Segundo as informações divulgadas pelo blog, a sede da nova Bolsa será no Rio, mas também haverá operações em São Paulo. Os planos da Mubadala também envolvem fortalecer o desenvolvimento de produtos e ofertas de negociação eletrônica da ATG e ampliar a conexão com as principais Bolsas da América Latina e dos Estados Unidos.

Segundo fontes que acompanham as negociações, a compra da ATG pela Mubadala Capital mira a criação de um concorrente para a B3, hoje a única Bolsa que reúne todas as negociações do mercado acionário do país.

A ideia é que a nova Bolsa no Rio comece a operar no segundo semestre de 2025 de forma completa, com a negociação de ações, derivativos, câmbio e commodities. A nova Bolsa, ainda sem nome, será comandada por Claudio Pracownik, que já esteve no comando das corretoras Genial Investimentos e Ágora.

Advertisement

Especialistas da área esperam que volta da Bolsa estimule concorrência e gere empregos, podendo ser um marco para o setor financeiro no Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Especialistas esperam que volta da Bolsa ao Rio estimule concorrência e gere empregos
Advertisement

14 COMENTÁRIOS

  1. É só mais uma tacada de mestre do Mubadala, que já comprou a refinaria da Petrobras, em Mataripe. O povo se preocupa com o avanço da China, mas esquece dos árabes cheios de petrodólares. Quem viu o Rio Open sabe do que eu estou falando.

  2. Tomara que volte a funcionar uma bolsa no Rio. Depois dos paulistas, os fluminenses são os 2.os maiores investidores na B3 paulista. Seria ótimo e uma reparação histórica, uma sinalização da reversão da tendência de “esvaziamento” do Rio, que amargamos por anos.

  3. Legal mas é o Volume Financeiro vai vir de onde ? O volume da B3 é Pífio no governo atual , vão plantar dinheiro ou os Árabes vão distribuir ? Estranho mas o Prédio da Bolsa ainda existe era bom se voltasse o Pregão.

    • Ricardo, o volume negociado na B3 é bastante expressivo, comumente entre as 20 maiores do mundo em critérios como capitalização de mercado das empresas listadas e volume médio diário de negociação. E provavelmente, se querem abrir uma segunda bolsa, não seria apenas para brigar por market share. Esse bolo tem potencial para crescer; ainda há pouquíssimas companhias abertas no Brasil quando comparado a países com características semelhantes.
      A aposta me parece ser de longo prazo. Enquanto a torneira do BNDES estiver aberta para financiar as grandes empresas, estas evitarão acessar o mercado de ações.
      Se houver um mínimo de responsabilidade fiscal por esse governo (o que eu não acredito, sinceramente), a trajetória de queda da taxa básica de juros pode se acentuar, trazendo mais investidores para a bolsa de valores.
      Quem diz que sabe o futuro, não sabe o que diz. Parece uma aposta, e torço para que ela dê certo.

  4. É muito estranho e anti-natural q uma cidade como o Rio não tenha uma bolsa de valores. Realmente como disseram acima, o Rio é uma besta enjaulada e sabotado constantemente, é uma mina de ouro. Ao mer ver dois grandes problemas principais impedem o Rio de estourar: A mobilidade, onde há uma rede metroviária inexistente para o porte da cidade, somente uma tripa sem fim é pouquíssimas conexões entre os modais fora os modelos de concessões q elevam as tarifas e os problemas da Supervia. O segundo é a segurança pública com territórios governados pelo crime q interferem nos transportes e promovem roubos de cargas. Em terceiro vem a educação com preparo e formação para crianças e jovens pra formar mão de obra qualificada, onde o q importa mais hj é a sexualidade da criança. Em quarto vem o problema dos altos impostos estaduais e federais e fechando, outro grande problema é o saneamento q contamina lagoas e as praias deixando algumas permanentemente impróprias, além do problema para a saúde pública.
    Qualquer coisa nova no Rio é um ímã para atrair movimento.
    O Rio tem potencial enorme ainda não explorado no turismo de todo tipo, natural, histórico, de negócios, esportivo, gastronômico, etc. Tem potencial industrial, com destaque para a indústria naval com vários estaleiros. Temos tbm para inovação tecnológica, inovações sustentáveis, a cidade é um paraíso imobiliário com várias vistas, áreas aprazíveis ou com potencial aprazível, muita área verde e por fim temos o Petróleo na costa. Uma política de urbanismo, paisagismo e habitação nas comunidades trazendo uma reconfiguração total ensinando as técnicas e profissões fazendo os moradores gostarem disso e ascenderam socialmente tornaria o Rio a melhor cidade do mundo.

  5. Exatamente isso,essa foi mais uma atitude covarde, maldosa e inexplicável dê um dos piores políticos quê o Rio dê janeiro já produziu o Sr Marcelo Alencar, quê não satisfeito em repassar a bolsa dê valores do Rio dê janeiro, pára outros interesses, ainda contribuiu pára um maior esvaziamento dás nossas falidas finanças,ao também exterminar um dos ícones do Rio dê janeiro,um patrimônio carioca quê não se sabe porquê esse cidadão acabou também com o BANERJ, quê ao invés dê tentar recuperar o banco quê gerava milhares dê empregos ele simplesmente preferiu acabar com o banco,onde todo o funcionalismo municipal e estadual se servia dessa instituição financeira, quê como está voltando a bolsa dê valores, quê nunca deveria têr saído do Rio dê janeiro,poderiam reativar o BANERJ, prá acabar com ás farras dos bancos particulares, quê deitam e rolam em seus correntistas, parabéns a dupla dê governos do Rio dê janeiro, estamos vendo uma luz no fim do túnel,.

  6. Se essa Bolsa de Valores for agressiva e se estabelecer no Rio, só faltará a liberação dos cassinos para termos um RJ com dinheiro em caixa, novamente. Aí, vai ser difícil segurar a besta enjaulada chamada Rio de Janeiro.

    Porque, pra quantidade de ataques que este estado sofre, é incrível como sempre se regenera.

  7. O fechamento da Bolsa do Rio foi mais um ataque a economia fluminense propositadamente elaborada por São Paulo.
    Pra isso usaram o caso Nahas que fez algo que TODA Bolsa faz.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui