Com a intensa temporada de grandes eventos prestes a agitar o Rio de Janeiro, como o Rock in Rio, jogos da Libertadores e shows de Bruno Mars, milhares de pessoas se preparam para participar dessas atrações até o final do ano. No entanto, o que deveria ser um momento de diversão pode facilmente se transformar em uma dor de cabeça, especialmente em eventos com grandes aglomerações. Na última edição do Rock in Rio, por exemplo, o departamento de achados e perdidos recebeu mais de 200 documentos perdidos.
Para evitar transtornos e garantir uma experiência mais tranquila, a Dra. Fernanda Leitão, tabeliã do 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, compartilha dicas valiosas para a proteção de documentos. Uma das principais recomendações é substituir os documentos originais por cópias autenticadas. “Autenticar significa tornar autêntico. Dessa forma, a cópia autenticada em cartório tem o mesmo valor de prova que o original para todos os efeitos legais”, explica Dra. Fernanda.
A vantagem de utilizar cópias autenticadas é clara: em caso de perda ou furto, não haverá a necessidade de solicitar novos documentos originais, um processo que pode ser demorado e burocrático. Além disso, o 15º Ofício de Notas, localizado no Rio de Janeiro, é conveniado ao Detran, o que permite a emissão de segundas vias de documentos sem a necessidade de agendamento prévio.
Outra recomendação para quem planeja participar de eventos com menores de idade é providenciar a Autorização de Viagem para Menores, essencial quando a criança ou adolescente viaja acompanhado de apenas um dos pais. Segundo a Dra. Fernanda, a autorização pode ser emitida tanto em formato eletrônico quanto físico. “No formato eletrônico, a validação é feita por videoconferência, e a autorização é emitida em PDF com QR Code, facilitando no momento do embarque. No formato físico, é necessário o comparecimento ao cartório para o reconhecimento de firma por autenticidade”, detalha.
Medidas Preventivas para Grandes Eventos
Atualmente, muitos optam por armazenar seus documentos no celular, mas até mesmo esse recurso está sujeito a perdas em grandes festivais. Marcelo Flores, professor do curso de Gestão de Mega Eventos 4.0 da ESPM, recomenda adotar medidas preventivas. “As pessoas vão aos festivais para se divertir, passam muitas horas no local, dançam, pulam e circulam, o que aumenta significativamente o risco de perderem seus pertences ou, até mesmo, serem furtadas”, afirma.
Flores sugere que os participantes levem apenas o essencial, preferencialmente em uma bolsa transversal com zíper. Entre os itens indispensáveis estão o celular, um documento (preferencialmente uma cópia autenticada), um cartão de crédito ou débito, protetor solar, capa de chuva e boné. Esses itens são especialmente úteis para quem estiver na pista, onde o acesso a coberturas ou proteções contra o sol e a chuva é mais limitado.