Espetáculo de dança contemporânea faz releitura do clássico Caramuru

O evento acontece dia 7 de outubro, no Futuros - Artes e Tecnologia ( antigo Oi Futuro), no Flamengo, em duas sessões às 15h e às 20h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O espetáculo de dança contemporânea “Terceiro Corpo” estreia neste sábado, 7 de Outubro, no Futuros – Artes e Tecnologia ( antigo Oi Futuro), no Flamengo, em duas sessões às 15h e às 20h. A classificação do espetáculo é livre e a duração é de 50 minutos. Entrada gratuita.

A apresentação é um solo criado pela artista da dança, curadora e gestora cultural Mariana Pimentel. Em uma busca ancestral, a artista faz uma releitura da história de Moema, do clássico “Caramuru: poema épico do descobrimento da Bahia”(1829), que relata sob a perspectiva do colonizador a chegada do português Diogo Álvares Correia ao Brasil e a “conquista” da Bahia.

Na história do poeta e padre Santa Rita Durão, Moema é considerada como símbolo de uma mulher heróica, destemida e persistente ao nadar até a morte em direção à caravela do seu amado Caramuru enquanto ele partia de volta à Portugal levando consigo sua irmã Paraguaçu.

Advertisement

Tal narrativa é abordada como se Moema tivesse nadado até a morte pelo amor não correspondido de Caramuru. No espetáculo de dança, Mariana busca desconstruir a narrativa hegemônica de que Moema morreu afogada por estar em busca de Caramuru e não pelo fato de sua irmã estar sendo levada por ele para outro continente.

Neste contexto, a artista busca a partir desta personagem percorrer e investigar as suas origens, dando início a um processo de retomada, que é, antes de tudo, uma retomada de si.

  • Este solo de dança aborda a visibilidade da ancestralidade indígena, o empoderamento feminino, a regeneração, a relação de inseparabilidade entre o corpo e a natureza e as políticas de (re) existência que concernem estes temas a partir de perspectivas ecofeministas, afirma, Mariana.

“Terceiro Corpo” é inspirado em partilhas com a artista negra da dança Carmen Luz e com a antropóloga e a curadora guarani Sandra Benites.

Serviço
Evento: Espetáculo de dança “Terceiro Corpo”
Data: 07/10
Horário: 15h e 20h
Local: Futuros – Artes e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo.
Entrada gratuita

? Retirada de ingressos pelo Sympla. Favor atentar que a data do espetáculo é dia 7 de Outubro em dois horários: 15h e 20h. Clique na data e horário desejado e retire seu ingresso! Sugerimos que o faça em uma conta Gmail, se possível: https://bileto.sympla.com.br/event/87148.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Espetáculo de dança contemporânea faz releitura do clássico Caramuru
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Espetáculo de dança contemporânea faz releitura do clássico Caramuru
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui