Espetáculo “Dos nossos para os nossos” do Coletivo Afromaré estreia no Teatro Ruth de Souza

A peça, com estreia marcada para o início de maio, chega para resgatar e valorizar a identidade da cultura preta brasileira por meio da arte interativa, visual e musicada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Thiago dos Santos / Divulgação

Com estreia marcada para o primeiro sábado (06/05) do próximo mês, no Teatro Ruth de Souza, em Santa Tereza, o espetáculo “Dos Nossos Para os Nossos” chega para resgatar e valorizar a identidade da cultura preta brasileira e sua ancestralidade. A iniciativa do Coletivo Afromaré, apresenta um manifesto antirracista através de uma peça teatral interativa, visual, musicada e favelada.

O trabalho nasceu a partir de uma esquete teatral criada em 2018 pelos artistas e idealizadores do projeto Êlme e Patrick Congo. Além deles, a peça conta com mais três atores: Leandro Guedes, Leona Kalí e Rafael Rougues. No palco, histórias, fatos do cotidiano impregnados de racismo são denunciados.

“Criamos uma esquete para apresentar junto com uma oficina de teatro nas escolas. Apresentamos fragmentos dessa cena e o retorno foi muito positivo. Então, decidimos nos inscrever em um festival e ganhamos a terceira melhor cena. Além disso, eu e o Êlme fomos indicados a melhores atores”, conta Patrick.

A oficina nas escolas foi fundamental para a construção do espetáculo. “Estávamos ensinando e aprendendo juntos. Foram dois anos até conseguirmos chegar aqui. Um caminho de muito aprendizado, trocas e evolução”, diz Êlme.

Advertisement

A peça também exalta toda a cultura preta fazendo referencia a várias grandes personalidades pretas da história. “Queremos que as pessoas saiam enaltecidas e empretecidas”, ressalta Tiago Ribeiro, diretor do espetáculo. Mais do que tudo, a peça quer levar cada espectador a refletir sobre o passado, o presente para garantir que o futuro seja empretecido.

Por coincidências da vida, o espetáculo estreia no mês de aniversário da atriz Ruth de Souza, uma das homenageadas da peça, justamente no teatro que leva seu nome e que também completa dois anos de existência no período.

Sinopse:

Dois reis. Duas trajetórias. Uma narrativa. Aqui, um Brasil “desabrasileirado” é denunciado. A partir de um jogo cênico atravessado por imagens, projeções e sons, o espetáculo manifesto, conta a história desses corpos ancestrais, que questionam sua civilização atual e suas mazelas.

Serviço:

  • Local: Teatro Ruth de Souza – Santa Tereza
  • Apresentações: De 06 de Maio a 11 de Junho – Aos sábados e Domingos (ás 19h)
  • Valores: R$ 10 inteira e R$ 5 meia
  • Classificação: 14 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Espetáculo “Dos nossos para os nossos” do Coletivo Afromaré estreia no Teatro Ruth de Souza
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Espetáculo “Dos nossos para os nossos” do Coletivo Afromaré estreia no Teatro Ruth de Souza
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui