Espetáculo “Dos nossos para os nossos” do Coletivo Afromaré estreia no Teatro Ruth de Souza

A peça, com estreia marcada para o início de maio, chega para resgatar e valorizar a identidade da cultura preta brasileira por meio da arte interativa, visual e musicada

Foto: Thiago dos Santos / Divulgação

Com estreia marcada para o primeiro sábado (06/05) do próximo mês, no Teatro Ruth de Souza, em Santa Tereza, o espetáculo “Dos Nossos Para os Nossos” chega para resgatar e valorizar a identidade da cultura preta brasileira e sua ancestralidade. A iniciativa do Coletivo Afromaré, apresenta um manifesto antirracista através de uma peça teatral interativa, visual, musicada e favelada.

O trabalho nasceu a partir de uma esquete teatral criada em 2018 pelos artistas e idealizadores do projeto Êlme e Patrick Congo. Além deles, a peça conta com mais três atores: Leandro Guedes, Leona Kalí e Rafael Rougues. No palco, histórias, fatos do cotidiano impregnados de racismo são denunciados.

“Criamos uma esquete para apresentar junto com uma oficina de teatro nas escolas. Apresentamos fragmentos dessa cena e o retorno foi muito positivo. Então, decidimos nos inscrever em um festival e ganhamos a terceira melhor cena. Além disso, eu e o Êlme fomos indicados a melhores atores”, conta Patrick.

A oficina nas escolas foi fundamental para a construção do espetáculo. “Estávamos ensinando e aprendendo juntos. Foram dois anos até conseguirmos chegar aqui. Um caminho de muito aprendizado, trocas e evolução”, diz Êlme.

A peça também exalta toda a cultura preta fazendo referencia a várias grandes personalidades pretas da história. “Queremos que as pessoas saiam enaltecidas e empretecidas”, ressalta Tiago Ribeiro, diretor do espetáculo. Mais do que tudo, a peça quer levar cada espectador a refletir sobre o passado, o presente para garantir que o futuro seja empretecido.

Por coincidências da vida, o espetáculo estreia no mês de aniversário da atriz Ruth de Souza, uma das homenageadas da peça, justamente no teatro que leva seu nome e que também completa dois anos de existência no período.

Sinopse:

Dois reis. Duas trajetórias. Uma narrativa. Aqui, um Brasil “desabrasileirado” é denunciado. A partir de um jogo cênico atravessado por imagens, projeções e sons, o espetáculo manifesto, conta a história desses corpos ancestrais, que questionam sua civilização atual e suas mazelas.

Serviço:

  • Local: Teatro Ruth de Souza – Santa Tereza
  • Apresentações: De 06 de Maio a 11 de Junho – Aos sábados e Domingos (ás 19h)
  • Valores: R$ 10 inteira e R$ 5 meia
  • Classificação: 14 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui