O espetáculo “Nem Todo Filho Vinga” inspirado na obra “Pai Contra Mãe” de Machado de Assis é um produto da Cia. Cria do Beco, formada por jovens artistas negros, universitários e moradores do Complexo de Favelas da Maré e de outras comunidades do Rio de Janeiro. A peça, que possui entrada franca, já circulou por pontos da cidade que revisitam a geografia deste grande nome da literatura brasileira enquanto profissional da cultura carioca.
O projeto, que se encerra na Maré, já percorreu o Morro da Providência, Centro Histórico, Gamboa e Cosme Velho. “Movidos por essa crítica, atualizamos a afirmativa de Machado. Por que a ideia de que ‘nem todo filho vinga’ se perpetua até hoje?” comenta Jefferson Melo, protagonista da peça.
E para além das apresentações, a Cia. Cria do Beco promoveu rodas de conversa, apresentações musicais e visitas guiadas pelas favelas, com o objetivo de estimular o pertencimento e mostrar a cidade pela perspectiva de um dos maiores nomes da literatura brasileira.
O espetáculo foi vencedor do 33º Prêmio Shell de Teatro (2022) na categoria “Direção” que é realizada por Renata Tavares e indicado na categoria “Energia que Vem da Gente” com a Cia. Cria do Beco. Além destas, já foi indicado para as categorias “Direção” e “Direção de Movimento” no 17º Prêmio APTR (Associação de Produtores de Teatro, 2022).
Serviço: Espetáculo “Nem Todo Filho Vinga”
- Local: Museu da Maré – Av. Guilherme Maxwel, 26
- Data: 29/06 (Quinta) / 30/06 (Sexta) / 01/07 (Sábado)
- Hora: Ás 19h