Espetáculo “Luiz Gama: uma voz pela liberdade” destaca legado do abolicionista no CCJF

Peça teatral aborda vida e obra de Luiz Gama, pioneiro da luta pela abolição no Brasil, com curta temporada na Mostra Cultural Consciência Negra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Deo Garcez e Soraia Arnoni. Espetaculo LUIZ GAMA. Credito Vivian Fernandez

O espetáculo teatral “Luiz Gama: uma voz pela liberdade” celebra a trajetória de Luiz Gama, importante figura do abolicionismo no Brasil, em curta temporada no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), nos dias 15, 16 e 17 de novembro, às 16h. Baseada na vida e nas realizações de Gama, ex-escravizado que se tornou jornalista, poeta e advogado autodidata, a peça revela seu papel como defensor de mais de 700 pessoas em tribunais, além de seu impacto como pioneiro na literatura brasileira.

Em 2015, Luiz Gama recebeu o título póstumo de advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, em 2018, foi nomeado Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil, além de ser incluído no Livro dos Heróis da Pátria. A peça destaca os discursos jurídicos e os poemas satíricos de Gama, enfatizando o papel contínuo da abolição, ao traçar paralelos entre o Brasil do século XIX e o atual.

“A abolição ainda não foi completamente alcançada,” ressalta a narrativa, ao abordar o racismo estrutural e as lutas por igualdade social. A atuação combina humor, drama e sátira, provocando reflexões sobre a urgência da luta antirracista na sociedade brasileira. O espetáculo integra a Mostra Cultural Consciência Negra do CCJF, oferecendo uma oportunidade para redescobrir a importância do legado de Luiz Gama.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Espetáculo "Luiz Gama: uma voz pela liberdade" destaca legado do abolicionista no CCJF
lapa dos mercadores 2024 Espetáculo "Luiz Gama: uma voz pela liberdade" destaca legado do abolicionista no CCJF

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui