O espetáculo “Mulheres com Chifres Correndo” está em cartaz no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Rua José Higino 115, Tijuca, às 19 horas até o próximo domingo (18/09). A criação é de Cecília Hadassa, diretora criativa e conta com Priscila Manfredini, como diretora de produção.
Em cena, Dandara Ferreira, bailarina, atriz e coreógrafa negra, interpreta uma mulher preta que se descobre deusa. O projeto surgiu em meio a pandemia de Covid-19 e se tornou realidade graças ao edital de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
“A ideia do espetáculo surge a partir do interesse das três em trabalhar juntas e sobre a vontade da gente celebrar esse corpo, o corpo preto. A gente entende esse corpo que é um corpo natureza, que tem essa força ancestral, essa força da natureza mesmo e contar uma história de encontros, reencontros, uma história de renascimento, de empoderamento também”, diz Dandara Ferreira.
A apresentação é um espetáculo de dança contemporânea, uma peça cíclica sobre afetos, conexão com a natureza e consigo mesma, é sobre celebração.
O Centro Coreográfico é o coração da dança carioca, um lugar de encontros e partilhas, que se alegra por estrear o “Mulheres com Chifres Correndo”. Uma vez que a obra é uma homenagem à própria história coreográfica da companhia de dança, o relato de uma mulher preta que celebra sua existência, sua ancestralidade e sua experiência de metamorfose com o invisível em meio à dureza material extrema que estamos vivenciando.
“Estar aqui no Centro Coreográfico é essencial para gente voltar a ocupar a cidade com arte, ainda mais estando em um lugar público, em um lugar que é referência de dança aqui no Rio de Janeiro e que sofreu todas as ameaças para parar de existir”, declara Cecília Hadassa sobre a importância do Centro.
Priscila Manfredini conta que o espaço tem salas para aulas práticas, videoteca, acervo de livros e imagens e oficinas gratuitas, e completa “Eu acho importante a gente fomentar esse lugar, trazer pessoas para conhecer, porque acaba que como é um espaço muito voltado para dança, o grande público não conhece, não tem acesso”.
Os ingressos tem preço popular, no valor de R$ 20 reais e estão sendo vendidos na plataforma sympla .
SERVIÇO:
Espetáculo Mulheres com Chifres Correndo
Datas: 16/09, 17/09 e 18/09
Endereço: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Rua José Higino 115, Tijuca)
Ingresso: R$ 20