Espetáculo na Tijuca faz passeio pela história dos bailes charmes do Rio

Peça de teatro celebra os 10 anos da primeira companhia de Dança Charme do Brasil, a Dança Charme & Cia, com apresentações na Tijuca nos dias 22 e 23 de julho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Dança Charme e Cia

A Dança Charme & Cia, primeira companhia de Dança Charme profissional do Brasil, comemora 10 anos com uma viagem pela essência dos Bailes de Charme em versão teatral: o espetáculo “DCC10”, que estreia com duas apresentações neste fim de semana no Teatro Municipal Angel Vianna, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca.

O espetáculo é um tributo à Dança Charme e a tudo que inspira cada charmeiro da companhia, que tem o objetivo de apresentar uma linguagem cênica autêntica de movimentos oriundos dos bailes de Charme/Hip Hop do subúrbio carioca. A cultura Charme, que surgiu nos anos de 1980 na cidade do Rio de Janeiro, é até hoje símbolo de autoestima, afirmação, elegância e de valor, principalmente através de sua dança e modo de viver. Nesse sentido, a produção se propõe a apresentar as referências do Charme e para além do movimento, com clássicos nacionais e internacionais que saúdam e convidam o público para dançar, cantar e conhecer a vivência do Baile Charme.

  • Somos a primeira companhia de Dança Charme profissional a levar essa cultura com protagonismo aos palcos dos teatros do Rio de Janeiro e para a internet de forma tão própria, com respeito às suas origens e democratizando o acesso a esta dança através dos seus próprios artistas sociais. Mas a gente nunca esqueceu que a cultura é contínua e que temos uma nova geração que traz um novo corpo e novas linguagens cênicas. E misturar tudo isso em um espetáculo o torna possível de ser grandioso“, conta Marcus Azevedo.

Eduardo Gonçalves revela que a expectativa é muito grande para esse momento tão especial.

  • Depois de tudo que passamos nos últimos anos, de resistir e prosseguir, o sentimento que tenho é de gratidão. Lembro como se fosse hoje o Marcus me dizendo que iria criar uma companhia que pudesse representar a cultura Charme, sua dança e seu estilo. Somos e permanecemos como pioneiros, pois sustentar por 10 anos vários espetáculos, formar dançarinos de dança Charme, fomentar a cultura onde nunca se ouviu falar e conquistar os palcos do teatro com essa dança urbana popular e periférica, só me mostra que estamos no caminho certo”, recorda Gonçalves.

A Dança Charme & Cia tem em seu currículo apresentações no MAM (Museu de Arte Moderna), no III Fórum Internacional Rio Cidade Criativa, no Parque Madureira, no Projeto Eu Amo Baile Charme, para mais de 15 mil pessoas, no Fifa Fan Fest, na Praia de Copacabana, selecionado entre as 20 melhores coreografias do mundo pelo cantor Bruno Mars, no clipe da música “Finesse”, e participações em shows de Gabriel Moura (no Baile Charme Show), Fernanda Abreu e no videoclipe “Outro Sol”, de Max Viana, com coreografia de Marcus Azevedo, entre muitos outros projetos.

Advertisement
  • Não é apenas uma celebração dos 10 anos da companhia, mas se trata da oportunidade de captar a energia de estar em um baile Charme, como o Viaduto de Madureira, nosso patrimônio imaterial. Os passinhos sociais e os originais lá da década de 1980, o hip-ho, o samba, o jazz, as culturas periféricas de cada corpo que compõe a companhia. É uma celebração do orgulho de ser charmeiro, feita por charmeiros para todos, todas e todes em linguagem artística. Pois só nós podemos contar a nossa história – destaca Azevedo.

Serviço:
Dança Charme & Cia – DCC10
Local: Teatro Municipal Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Dia e horário: sábado, dia 22, às 19h, e domingo, 23 de julho, às 18h
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 10

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Espetáculo na Tijuca faz passeio pela história dos bailes charmes do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Espetáculo na Tijuca faz passeio pela história dos bailes charmes do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui