Neste mês de Maio, um dos maiores triunfos do ballet mundial, “O Lago dos Cisnes”, com trilha sonora de Tchaikovsky, retorna ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o patrocínio oficial da Petrobras por meio do Programa Petrobras Cultural. A montagem terá concepção e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa e Lev Ivanov. No elenco, além do Corpo de Baile e Solistas, os primeiros bailarinos do BTM.
Conforme divulgado pelo Theatro Municipal, estão programadas onze récitas, sendo um ensaio geral e uma sessão especial para escolas. O ensaio geral está agendado para o dia 15 de maio, seguido pela estreia no dia 16. As demais apresentações ocorrerão nos dias 17, 18, 22, 23, 24 e 25, sempre às 19h, e nos dias 19 e 26, às 17h. No dia 21, será realizada uma sessão às 14h, voltada para o Projeto Escola.
“O Lago dos Cisnes é um dos ballets mais populares e aclamados do repertório clássico mundial, conhecido por sua bela música e coreografia deslumbrante. Nessa nossa versão, assinada por mim e pelo maître de ballet Jorge Texeira, trazemos um peso artístico que transcende a técnica pura e simplesmente, possibilitando que nossos bailarinos atuem dentro da principal característica da nossa Companhia, a técnica através da emoção”, comenta o Diretor do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Hélio Bejani.
Encenado em quatro atos, o ballet conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo bruxo Von Rothbart. Vivendo no entorno de um lago, para se libertar dessa condição, ela precisa que um jovem virgem lhe declare amor e fidelidade. E, caso essa jura de amor seja quebrada, Odette permanecerá para sempre como cisne.
Os ingressos, cujos os preços variam de R$ 20 a R$ 80, podem ser adquiridos tanto pelo site do teatro como pela bilheteria física. Uma hora antes de cada espetáculo, haverá ainda uma palestra gratuita sobre a obra e suas curiosidades com intérprete de libras, na Sala Mário Tavares (anexo do TMRJ).
- Serviço:
O Lago dos Cisnes com BTM e OSTM
Regência: Tobias Volkmann.
Endereço: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Praça Floriano, S/N – Centro.
Datas e horários: 15 de maio (ensaio geral), 16 (estreia),17,18,22, 23, 24 e 25 às 19h/ 19 e 26 às 17h e 21 (Projeto Escola) às 14h. Duração: 2h30 – com 20 minutos de intervalo.
Classificação: Livre.
Não tem ingresso, para nenhum dia, esgotaram praticamente nos primeiros cinco minutos de venda.