Dando continuidade à circulação, os espetáculos de dança Elegbará e Viveiro, assinados pela artista Nyandra Fernandes, terão apresentações gratuitas nos dias 12 e 13 de outubro, às 19h, no Teatro Cacilda Becker, no Catete (RJ). Ambas as obras fazem parte do projeto contemplado pelo Edital de Apoio à Dança – Giros RJ, viabilizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Sobre “Elegbará”
Elegbará explora o conceito de transe, um estado de exaltação em que os dançarinos se comportam como crianças, criando jogos e caretas, inspirando-se em Exu, uma entidade do candomblé que traz caos e ordem às encruzilhadas da vida. A peça utiliza elementos ancestrais como o padê e a cachaça, além de trazer corpos dissidentes e representativos, como gordos, pretos e trans.
“O palco se torna um espaço quente e avermelhado, inspirado nas giras dos quintais do subúrbio carioca,” explica Nyandra Fernandes.
Sobre “Viveiro”
Viveiro trata do encontro de dois corpos distintos, mas que possuem similaridades em suas experiências. O espetáculo aborda relações afetivas, como as de maternidade, irmandade, amizade ou conjugais, atravessadas por conflitos, mas sempre permeadas pelo afeto.
“É uma experiência dançada entre palco e plateia, onde o público revive memórias de laços familiares, amizades e amores,” destaca Nyandra Fernandes.
Próximas apresentações e ingressos
Os ingressos são gratuitos, mas precisam ser resgatados através da plataforma Sympla. Novas datas e locais para as apresentações no Rio de Janeiro serão anunciadas até o fim do ano.
- Elegbará: Link para ingressos
- Viveiro: Link para ingressos
Serviço | Circulação “Elegbará + Viveiro”:
- Local: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete, 338, Catete, RJ
- Datas: 12 e 13 de outubro
- Horário: 19h
- Duração: Elegbará (50 min), Viveiro (40 min)
- Classificação: 12 anos