A Embratur de Marcelo Freixo voltou a cometer gafes com importantes e reconhecidas regiões, como municípios que já atraíram até o cientista Charles Darwin e a Família Real. Na última atualização, a Embratur incluiu, depois da matéria do DIÁRIO DO RIO, cidades antes ausentes como Macaé, Cabo Frio e Petrópolis no seu Livreto de Turismo Internacional, mas ainda deixou de fora do material: Maricá, já estigmatizada por Eduardo Paes; Itatiaia, que abriga o Parque Nacional e a Colônia Finlandesa no Brasil, em Penedo; Miguel Pereira, que hoje tem o maior Parque de Dinossauros do mundo além de outras atrações turísticas e a cidade imperial de Vassouras, histórico município famoso por suas fazendas centenárias e onde fica uma das casas de campo dos Orleans e Bragança, um lugar com forte conteúdo histórico.
Representante do Conselho Turístico do Vale do Café, que responde por cidades como Miguel Pereira, Itatiaia e Vassouras, Bhella Santos diz que tem tentado a interlocução da Secretaria de Turismo com o Ministério do Turismo, que seria o responsável em fornecer os dados para a Embratur.
Ainda em junho, o já célebre “esquecimento” no Livreto gerou descontentamento do presidente do Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega, que solicitou, via ofício, a inclusão de Macaé e Cabo Frio, alegando que os números do turismo foram ignorados pela Embratur. Cabo Frio é um dos municípios mais antigos do país, fundado em 1615; a cidade é famosa por seus fortes, igrejas, praias e pela região que lembra Paraty, em torno da igrejinha de São Benedito e junto ao canal.
A solicitação acabou atendida, mas não a da Prefeitura de Maricá, também na Região dos Lagos, que segue ignorada, mesmo com seu prefeito sendo do PT, partido do Governo Federal. Maricá é conhecida por suas belas praias e trilhas, como a Serra da Tiririca, por onde passou Darwin. Em 2016, em uma ligação com o presidente Lula, o prefeito do Rio Eduardo Paes criou polêmica ao xingar Maricá. Hoje, Paes tem usado o episódio como brincadeira e já até ganhou título de cidadão maricaense.
Procurado, o prefeito de Miguel Pereira não comentou a exclusão da cidade cujo turismo bem despontando nos últimos anos, do tal Livreto. Em nota, o Ministério do Turismo informou que o instrumento de categorização do Programa de Regionalização do Turismo, conforme consta na Portaria 41/2021, é o Mapa do Turismo – uma plataforma online, pública, atualizada constantemente e na qual constam tanto Macaé quanto Cabo Frio. “Acrescentamos ainda que, embora não tenham sido consultados, estão sempre à disposição de todas as entidades, empresas e atores do setor do Turismo para auxiliar na formatação de políticas públicas e na elaboração de materiais destinados à promoção dos destinos brasileiros”, disse a nota publicada.
Na época do Livreto, o Ministério do Turismo era comandado pela deputada federal Daniela Carneiro, campista de nascimento e primeira-dama da cidade de Belford Roxo. Além de Daniela, o ex-deputado federal e segundo colocado nas eleições de 2022 para governador do Rio, Marcelo Freixo, segue liderando a Embratur desde o início do ano.