Esqueceram de Mim 2: Embratur edita livreto turístico e esquece Maricá

Além da cidade governada por petista, órgão comandado por Freixo exclui cidades do Vale do Café como Vassouras e Itatiaia de importante guia turístico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcelo Freixo - Reprodução Internet

A Embratur de Marcelo Freixo voltou a cometer gafes com importantes e reconhecidas regiões, como municípios que já atraíram até o cientista Charles Darwin e a Família Real. Na última atualização, a Embratur incluiu, depois da matéria do DIÁRIO DO RIO, cidades antes ausentes como Macaé, Cabo Frio e Petrópolis no seu Livreto de Turismo Internacional, mas ainda deixou de fora do material: Maricá, já estigmatizada por Eduardo Paes; Itatiaia, que abriga o Parque Nacional e a Colônia Finlandesa no Brasil, em Penedo; Miguel Pereira, que hoje tem o maior Parque de Dinossauros do mundo além de outras atrações turísticas e a cidade imperial de Vassouras, histórico município famoso por suas fazendas centenárias e onde fica uma das casas de campo dos Orleans e Bragança, um lugar com forte conteúdo histórico.

Representante do Conselho Turístico do Vale do Café, que responde por cidades como Miguel Pereira, Itatiaia e Vassouras, Bhella Santos diz que tem tentado a interlocução da Secretaria de Turismo com o Ministério do Turismo, que seria o responsável em fornecer os dados para a Embratur.

Daniela do Waguinho Esqueceram de Mim 2: Embratur edita livreto turístico e esquece Maricá
Nascida e com reduto político forte no RJ, Daniela comandava o Ministério do Turismo quando houve a gafe no Livreto da Embratur

Ainda em junho, o já célebre “esquecimento” no Livreto gerou descontentamento do presidente do Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega, que solicitou, via ofício, a inclusão de Macaé e Cabo Frio, alegando que os números do turismo foram ignorados pela Embratur. Cabo Frio é um dos municípios mais antigos do país, fundado em 1615; a cidade é famosa por seus fortes, igrejas, praias e pela região que lembra Paraty, em torno da igrejinha de São Benedito e junto ao canal.

A solicitação acabou atendida, mas não a da Prefeitura de Maricá, também na Região dos Lagos, que segue ignorada, mesmo com seu prefeito sendo do PT, partido do Governo Federal. Maricá é conhecida por suas belas praias e trilhas, como a Serra da Tiririca, por onde passou Darwin. Em 2016, em uma ligação com o presidente Lula, o prefeito do Rio Eduardo Paes criou polêmica ao xingar Maricá. Hoje, Paes tem usado o episódio como brincadeira e já até ganhou título de cidadão maricaense.

Advertisement

Procurado, o prefeito de Miguel Pereira não comentou a exclusão da cidade cujo turismo bem despontando nos últimos anos, do tal Livreto. Em nota, o Ministério do Turismo informou que o instrumento de categorização do Programa de Regionalização do Turismo, conforme consta na Portaria 41/2021, é o Mapa do Turismo – uma plataforma online, pública, atualizada constantemente e na qual constam tanto Macaé quanto Cabo Frio. “Acrescentamos ainda que, embora não tenham sido consultados, estão sempre à disposição de todas as entidades, empresas e atores do setor do Turismo para auxiliar na formatação de políticas públicas e na elaboração de materiais destinados à promoção dos destinos brasileiros”, disse a nota publicada.

Na época do Livreto, o Ministério do Turismo era comandado pela deputada federal Daniela Carneiro, campista de nascimento e primeira-dama da cidade de Belford Roxo. Além de Daniela, o ex-deputado federal e segundo colocado nas eleições de 2022 para governador do Rio, Marcelo Freixo, segue liderando a Embratur desde o início do ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Esqueceram de Mim 2: Embratur edita livreto turístico e esquece Maricá
VIAAmanda Raiter
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui