A esquecida estação de metrô da Gávea

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Estação interativa fica na Gávea e a entrada é gratuita (Foto  Mariucha Machado G1)

Agora que o “oba oba” das Olimpíadas já passou, necessitamos voltar a sobriedade e ver o Rio de Janeiro real. Nosso sistema de transporte, embora tenha recebido muitos investimentos nos últimos 10 anos (infelizmente a maioria de forma equivocada) possui certos absurdos que proporcionam o Rio de Janeiro ser considerada a terceira cidade mais engarrafada do mundo.

Dentre esses absurdos temos as estações de metrô abandonadas. A mais recente é a estação Gávea, mas nessa lista podemos colocar a estação Carioca 2 (debaixo da atual estação Carioca), estação São João (entre Botafogo e Cardeal Arcoverde) e a “semi – abandonada” Estácio Linha 2, utilizada somente nos fins de semana. O nosso sistema de metrô é tão pequeno e transporta tão pouca gente, é no mínimo um contrassenso numa cidade tão necessitada de transportes de massa, termos um sistema com estações abandonadas.

A estação Gávea teve obras iniciadas em 2013. Tais obras foram paralisadas há cerca de um ano e meio, pois o governo alegou que estava dando prioridade ao “trecho olímpico” do metrô (Ipanema-Jardim Oceânico) e necessitava remanejar operários e maquinas para as obras do “trecho olímpico”.

Mais uma vez o governo estadual não demonstra competência sobre prioridades e demonstra dificuldades em argumentar sobre o metrô. Por que chamar de “trecho olímpico” uma extensão de metrô que leva os passageiros de Ipanema para o Jardim Oceânico, que fica bem longe, cerca de 12 Km do Parque Olímpico? Se desde o planejamento original do metrô, a prioridade era finalizar a Linha 2 entre Estácio -Carioca e Praça XV, por que fizeram essa extensão Ipanema – Jardim Oceânico?

Mas e agora que o erro foi feito e o nosso metrô virou uma tripa e não uma rede como nos outros países? A estação Gávea seria a solução ideal para resolver parte dos problemas operacionais do metrô. Essa estação sempre esteve prevista no planejamento do metrô, pois ali seria a integração entre as Linhas 1 e 4, conforme o mapa a seguir. (Nesse mapa a estação Gávea aparece com o nome Jóquei)

Linha 1 Circular em Laranja e Linha 4 em Azul – foto CENTRAL)
Linha 1 Circular em Laranja e Linha 4 em Azul – foto CENTRAL)

Em 2010, quando o governo estadual decidiu modificar o traçado da Linha 4, transformando- a em prolongamento da Linha 1, a estação Gávea entrou numa acirrada discussão. O governo não possuía intenção de fazer a estação de modo a possibilitar expansões futuras e ao que parece, continua fazendo corpo mole. Por outro lado, os moradores e técnicos, sempre souberam que a Gávea é uma importante estação de integração entre as Linhas 1 e 4. Tanto que a estação Gávea só saiu do papel e de modo a permitir as expansões futuras, graças as constantes reivindicações do movimento Metrô que o Rio Precisa, que desde 2010 promove discussão sobre o tema metrô e é a favor de uma rede consciente para a região metropolitana. Veja abaixo como ficou o projeto da estação Gávea, já com as duas estações paralelas que possibilitam no futuro levar a Linha 1 para Uruguai e a Linha 4 rumo ao Centro.

o projeto da estação Gávea, já com as duas estações paralelas que possibilitam no futuro levar a Linha 1 para Uruguai e a Linha 4 rumo ao Centro

Confesso que fiquei espantado quando li essa semana na imprensa, as seguintes declarações do atual secretário de transportes, Rodrigo Vieira : “Se eu tivesse o valor agora, não saberia o que fazer com ele. Para cumprir a exigência do Ministério Público, tivemos que mudar o projeto da Estação Gávea, que teria uma única plataforma. Conseguimos que ela ficasse em um nível, mas com duas plataformas. Os estudos de metrô são demorados”

Acontece que a exigência de uma estação que possibilitasse a expansão das Linhas 1 e 4 ocorreu em 2012 e as obras foram iniciadas em 2013, a estação Gávea, segundo o próprio governo, está com mais de 40% de obras concluídas, será que então começaram a obra sem projeto? Não, pois o projeto existe e inclusive foi apresentado diversas vezes, com direito a detalhadas plantas, cortes e desenhos técnicos da plataforma da estação, como podemos ver a seguir

GAV2

GAV4

 

Mesmo que o projeto não estivesse pronto, seria um absurdo chegar a essa altura do campeonato, agosto de 2016, quase 4 anos depois do licenciamento, dizendo que não deu tempo para fazer desenho técnico de uma única estação de metrô. Além disso, em 2014, a concessionária Rio Barra, instalou um stand no estacionamento do Planetário com diversos desenhos e projeções em vídeo de como seria a estação Gávea. Misteriosamente esse stand foi desmontado na mesma época que as obras da Gávea foram abandonadas. Temos portanto diversas inconsistências.

A estação Gávea é importante não somente aos moradores do bairro e aos que trabalham na região, mas essa estação representa um resgate ao projeto original do metrô. Com a estação Gávea seria possível levar a Linha 1 até essa estação e a Linha 4 operar entre Jardim Oceânico e Gávea, possibilitando reduzir os intervalos entre trens e no futuro concluir o anel da Linha 1, possibilitando ligar a Tijuca a Gávea em 5 minutos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A esquecida estação de metrô da Gávea

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui