“Essas pessoas na sala de jantar” ocupa a Casa Museu Eva Klabin em formato inédito

Exposição com curadoria de Raphael Fonseca traz obras de 12 artistas e provoca fricção entre as artes visuais contemporâneas e um dos mais importantes acervos de arte clássica do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tadáskía, uma artista do Rio de Janeiro com trajetória internacional, que este ano participa da Bienal de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Integrante do circuito oficial da ArtRio 2023, exposição com curadoria de Raphael Fonseca traz obras de 12 artistas e provoca fricção entre as artes visuais contemporâneas e um dos mais importantes acervos de arte clássica do país.

Com curadoria de Raphael Fonseca, a exposição “Essas pessoas na sala de jantar” reúne 12 jovens artistas visuais contemporâneos, entre 16 de setembro e 19 de novembro na Casa Museu Eva Klabin, em uma ocupação inédita com intervenções em todos os ambientes da casa, incluindo jardim e fachada.

Integrante do circuito oficial da 13ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro (Art Rio 2023), o imóvel na Lagoa Rodrigo de Freitas será ocupado com obras em doze espaços. Desta interferência surgirá um diálogo trans-histórico com um dos mais importantes acervos de arte clássica do país, composto por mais de duas mil peças de arte clássica, quadros e esculturas, situadas em cinco séculos – do Egito Antigo ao Impressionismo.

Raphael Fonseca, curador de arte moderna e contemporânea latino-americana no Denver Art Museum e da 14ª Bienal do Mercosul (2024), convidou para a coletiva: Ana Cláudia Almeida, Ana Hortides, Andréa Hygino, Arthur Chaves, Felipe Rezende, Jonas Arrabal, Marcus Deusdedit, Santiago Pooter, Tadáskía, Talles Lopes, Tiago Sant’ana e Vitória Cribb.

Advertisement

São artistas nascidos em regiões vistas como periféricas, seja em bairros do subúrbio do Rio de Janeiro ou nas periferias de cidades como Anápolis, Belo Horizonte, Cabo Frio, Salvador e Santo Antônio de Jesus, que trazem para suas pesquisas noções de lar, história da arte, ficção, propriedade e cidadania, numa produção de imagens que aponta para direções contrastantes, mas dialógicas com os itens da coleção de arte de Eva Klabin.

“’Essas pessoas na sala de jantar’ é um projeto importante porque traz uma presença massiva de artistas que têm práticas que refletem seu lugar socioeconômico não privilegiado. Estamos falando de artistas que, assim como eu, vêm de uma classe trabalhadora e que, diferentemente da própria história dessa residência na Lagoa, não apontam para uma narrativa sobre as elites econômicas brasileiras, mas, sim, para o pólo oposto: para os corpos que compõem aquelas massas tidas como anônimas”, diz Raphael Fonseca.

Serviço:

De 16 de setembro a 19 de novembro

Abertura: 16 de setembro, das 17h às 21h

Visitação: quarta a domingo, das 14h às 18h.

Gratuito

Quarta a domingo: 14h às 18h, última entrada às 17:30h

Segunda e terça: fechado   |  Livre e gratuito

Casa Museu Eva Klabin

Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | Rio de Janeiro |RJ

(21) 3202-8550 |   cultura@evaklabin.org.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp “Essas pessoas na sala de jantar” ocupa a Casa Museu Eva Klabin em formato inédito
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 “Essas pessoas na sala de jantar” ocupa a Casa Museu Eva Klabin em formato inédito
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui