Muito se debate na hora de escolher o voto para o cargo de presidente e governador. Marina isso, Dilma aquilo, Aécio mais outra coisa. Mas por outro lado pouca gente presta atenção na hora de escolher um deputado federal e estadual. Tenho para mim que isso se da pela fantasia perpetuada no Brasil de que uma pessoa vai assumir a direção do país e virar o salvador da pátria. Logo, os deputados não são importantes e o que importa é o presidente.
Mas, quem pensa assim não poderia estar mais enganado. A direção de um país não depende de Dilma, Aécio e Marina. Depende de uma conjuntura de poderes e interesses representados de diversas formas. Duas delas são através do poder executivo e do poder legislativo, ambas determinadas pelo voto. O voto para os cargos de deputados e senadores são tão importantes quanto o voto no presidente e governador.
Por isso é importante que cada um gaste um pouco amis de tempo para escolher o seu voto em vez de votar no palhaço, na mulher fruta ou no ex-BBB só porque simpatizou com os 12 segundos do comercial de TV que não diz absolutamente nada. Graças a internet é fácil aprender mais sobre o seu candidato, basta fazer uma busca no Google e ver se o mesmo tem propostas interessantes e qual a trajetória do candidato.
Para quem pensa em reeleger algum candidato existem outras ferramentas que podem ajudar. A página “O que fez seu deputado” lista os deputados do Rio de Janeiro, com minibiografias e como votaram em algumas das questões mais importantes da última legislatura. O site “Excelências” trás dados sobre gastos de gabinete, históricos de votação e outros dados para todos os deputados federais. E para quem quiser ainda mais informações é possível coletar todos esses dados no próprio site da câmera dos deputados.
Escolher bem os nossos representantes é importante porque é muito mais fácil conseguir a atenção de um deputado, e pressionar o mesmo para defender as suas demandas, do que conseguir falar com o presidente da república. Então, gaste meia horinha da sua semana pré-eleição para escolher direito.