Estação Central do MetrôRio recebe ação com diversos serviços gratuitos

Iniciativa faz parte do cronograma de atividades da Fundação Leão XIII para celebrar o mês do idoso e conta com campanhas de conscientização contra a violência à pessoa idosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (02/10), o MetrôRio recebe um mutirão, promovido pela Fundação Leão XIII, do Governo do Estado, com diversos serviços gratuitos para toda a população. A iniciativa faz parte de uma série de ações do órgão, neste mês de outubro, para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado no domingo (01/10); e os 20 anos do Estatuto do Idoso.

Durante a mobilização no sistema metroviário, que acontece no mezanino da estação Central do Brasil/Centro, no acesso B, das 9h às 16h, as equipes de atendimento do Fundação Leão XIII vão oferecer, por meio do projeto “Fundação + Perto de Você”, emissões de segunda via de documentos. Os interessados poderão tirar RG, certidões de casamento, nascimento e óbito, além de habilitação para casamento no civil e receber orientações sobre o Vale Social.

Como a data também celebra o Dia Internacional da Não Violência, as equipes da fundação vão aproveitar a ação no metrô para realizar também uma campanha sobre os tipos de violência contra os idosos e como denunciar os casos.

Com esse projeto, conseguimos ir até a população em diversos locais do estado, facilitando a logística daqueles, que muitas vezes, por conta do trabalho ou da distância, não conseguem ir a uma das unidades de atendimento da Leão XIII ou mesmo não sabem dos seus direitos à documentação gratuita. Só este ano, já foram mais de 156 mil isenções entre atendimentos no projeto itinerante e nas nossas unidades”, destaca Luciana Calaça, assistente social e presidente da Fundação Leão XIII.

Advertisement

A programação ao longo da semana ainda conta com outras ações sociais e atividades culturais para idosos acolhidos nos dois abrigos atendidos pela Leão XIII, como a Vila Residencial dos Idosos de Sepetiba e o Centro de Recuperação Social de Campo Grande. Também serão promovidos passeios para cerca de 90 idosos, que visitarão, pela primeira vez, lugares turísticos do Rio, como o Theatro Municipal, no Centro; Corcovado, na Urca; e o Museu Imperial de Petrópolis, na Região Serrana.

Documentos necessário para a emissão das segundas vias e casamento no civil:

RG: certidão de nascimento ou casamento original;
Certidão de casamento: documentos originais dos cônjuges e data do casamento.

Certidão de nascimento:

  • Emitida no Estado do Rio de Janeiro: cópia da certidão ou dados e o local onde o registro de nascimento foi feito;
  • Emitida em outro estado do Brasil: cópia ou dados da certidão (livro, folha e termo) ou informações de onde foi registrada (município e estado) e a data de nascimento.

Certidão óbito:

  • Dados do falecido e data do óbito. A gratuidade é dada somente para mãe, pai, marido, esposa ou filho do falecido, com documentação que comprove o parentesco direto;

Habilitação para casamento:

  • Presença do casal com as certidões de nascimento, carteiras de identidade e CPF de ambos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estação Central do MetrôRio recebe ação com diversos serviços gratuitos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui