A prefeitura do Rio reabriu nesta quinta-feira (30/12) a estação do BRT Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca, que estava fechada desde março de 2020, após ter sido destruída por um incêndio em abril deste ano. Esta é a 46ª estação do BRT reformada pela atual gestão municipal.
“Hoje, concluímos a entrega da 46ª estação que estava fechada e as que estão em funcionamento também vão passar por reforma. Esperamos, ao longo de 2022, encerrar esse processo de recuperação do BRT. Há medidas importantes a serem tomadas no início do ano, como a licitação da bilhetagem e a compra de 600 ônibus só para o BRT. A população pode ter certeza que estamos trabalhando firme para devolver a dignidade a quem usa o BRT”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A estação Golfe Olímpico é a primeira das reabertas dotada de um sistema de automação e sonorização. A catraca dos cadeirantes e as portas de rolagem para abertura e fechamento da estação, por exemplo, podem ser controladas remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT.
Além disso, alarmes serão disparados no momento em que o monitoramento do CCO identificar qualquer ação criminosa no local. O sistema de som implantado também permitirá que os passageiros sejam informados sobre incidentes que possam afetar seu deslocamento nos três corredores.
A primeira das 46 estações a ser reaberta foi Olaria, em junho. Entre setembro e outubro, voltaram a funcionar 19 estações da Avenida Cesário de Melo, a maioria fechada desde 2018. No total, a Prefeitura do Rio aportou R$ 24 milhões no programa de reforma das estações.
Também foi iniciado um trabalho de revitalização em 79 estações que se encontram em operação. A Pastor José Santos, na Penha, foi a primeira em funcionamento a passar por reforma.