Recentemente, um vídeo feito por um digital influencer, conhecido por explorar os lugares mais perigosos da Região Metropolitana durante a madrugada, ganhou destaque ao mostrar a Estação da Vila Rosali, em São João de Meriti. O acesso à estação do Ramal de Belford Roxo é cercado por dois cemitérios: o Cemitério Municipal e o Cemitério Israelita. Apenas um corredor estreito, comprido e mal iluminado separa as duas necrópoles, levando os passageiros até a estação que serve os bairros da Vila Rosali e São Matheus, os mais densos do município.
Além de sua fama de “mal assombrada”, a área é uma das mais violentas da Baixada Fluminense, frequentemente no topo dos rankings de assaltos no município de São João de Meriti. Isso faz com que a estação seja a menos movimentada de todo o ramal da Supervia. É o único meio de transporte rápido que conecta o bairro, com 25 mil habitantes, à capital fluminense.
De acordo com um relatório da concessionária em que o DIÁRIO DO RIO teve acesso, a Vila Rosali registrou uma média diária de apenas 55 passageiros pagantes em julho, número que é 97% menor do que, por exemplo, o da estação de Marechal Hermes, que tem porte e população comparáveis. Aos sábados, a média de passageiros diários cai ainda mais, para apenas 11. Em contraste, a estação mais movimentada do ramal, a do Mercadão de Madureira, registra mais de mil passageiros diários. No Ramal de Santa Cruz, a Estação de Campo Grande atende uma média de 11 mil pessoas por dia.
É bem verdade que o local enfrenta problemas com o acesso não autorizado, já que muitos usuários entram por buracos clandestinos na via e evitam pagar a tarifa. Além disso, muitos moradores preferem pegar um ônibus até a Pavuna e seguir viagem de metrô, evitando assim a estação.
95 anos de Abandono
Inaugurada em 1929, é uma das 15 do Ramal de Belford Roxo, conhecido por seus problemas e deficiências. Localizada entre Pavuna e Augustinho Porto, já foi chamada de Estação Vila Alcântara. No ano da sua inauguração, era considerada uma das melhores da ferrovia, mas a situação mudou drasticamente até 1975. Na época, a estação era descrita como acanhada e suja, e os passageiros frequentemente depredavam a estação devido aos atrasos e superlotação dos trens, como relatado pela VEJA em 30 de julho de 1975. “Na acanhada e tristemente suja estação de Vila Rosali, cerca de 300 pessoas esperavam na madrugada fria de terça-feira passada, num num rigoroso e desusado inverno carioca, o trem das 5h30. Como sempre, ele chegou com atraso e, também, inteiramente lotado. O resultado, a exemplo do que já acontecera nas semanas anteriores, foi o habitual: os passageiros voltaram a atirar pedras nos vagões e depredar a estação, até que, 15 minutos depois, um contingente da Polícia Militar restabeleceu a ordem na plataforma”
Em um relato de 2005, o jornal O Dia descreveu o acesso à Estação Vila Rosali como um beco entre dois cemitérios, com um corredor estreito e cheio de lixo: “Acesso à estação de Vila Rosali, beco entre dois cemitérios é motivo de queixa de moradores de Meriti – De um lado, o muro do Cemitério Municipal. De outro, o do Cemitério Israelita. Entre os dois, um longo corredor de menos de dois metros de largura, mal iluminado e cheio de lixo, que dá acesso à estação ferroviária de Vila Rosali, em São João de Meriti. Pichações com referências a facções criminosas completam o cenário de abandono do beco por onde, superando o medo, passageiros têm que atravessar para conseguir ir até o trem”
Vale ressaltar que não houve medição na Estação Silva Freire e nas extensões de Guapimirim e Vila Inhomirim.
Abandonados e largados com sucesso!
Não é importante derrubar ,para fazer parquinhos sem segurança.
Precisamos viver.
E para isso precisamos de médicos, remédios, atendimentos com respeito aos doentes.
Todas as eleições são as mesmas promessas e nada, Tudo se repete,e nada.
Só temos a proteção de Deus ?,.
Não temos segurança.
Políticos não vão fazer nada, pq miséria trás dinheiro para o bolso deles.
SJMeriti teve 10 Deputados sendo 05 Estaduais, 02 Federais e 03 Suplentes. Todos com apoio do Governador Cláudio Castro e do Presidente Jair Bolsonaro, os mesmos não fizeram uma única Obra Estrutural na Cidade. Hoje nas estatísticas dos 11 municípios SJMeriti é o mais vulnerável em todos os segmentos. É o único da Baixada Fluminense que não tem Hospital Público e para agravar a situação, só temos uma única Clínica Particular que venha atender nós moradores. Mas o que nós SANGRA mais, é que o Prefeito da Cidade é MÉDICO.
Os piores lugares geralmente tem alguém ligado ao discurso desses caras mandando na cidade: “Deus, pátria e família”.
O Bolsonaro mesmo, não fez absolutamente NADA pelo RJ. Seus filhos? Menos ainda. Eles gostam é de SP.
Os otarios tudo caem nesse papinho e não tem nada em troca. Só lacração/mitada.
Hospital? Não tem
Transporte? É nessa qualidade precária
Segurança? Hahahahahahahahahahaha
Emprego? Cidade dormitório
E assim vai…
Ainda com discurso barato de petista demente,o Bolsonaro não fez nada pelo Rio ,quem tem fazer alguma coisa pelo Rio é governador , e o prefeito da cidade onde mora , juntos com as autoridades de segurança, agir em favor da população o grande probl é a corrupção tanto do povo quanto dos governantes, agora tudo é o Bolsonaro ,se vc aparecer grávida é o Bolsonaro, Bolsonaro fez muito pelo Rio, enviado verba, e aliás demente estamos em setembro de 2024 , e o teu pai cachaceiro o maior ladrão da história fez o que pelo Rio e pelo Brasil, ? Ele fez é roubar trilhões de um povo jumento e idiota que são seus eleitores
Cara, com todo respeito a você, mas seja quem for o politico seja Bolsonaro, lula, Temer, ou qualquer outro, Governadores, Prefeitos, vereadores, deputados Federais ou Estaduais e Senadores SÃO TODOS LADRÕES.
E nós somos um bando de frouxos que não temos coragem de tomar uma providencia drástica contra esses pilantras.
Ainda com o Papinho furado com falta de tudo e culpa do Bolsonaro ,quem governa o estado não é o governador e administra a cidade não é o prefeito ? Cobre isso deles do vereador que vc votou e dos deputados!
Se vc aparecer grávida sem saber quem o paí a culpa e do Bolsonaro , esse teu discurso é de petista jumenta arrependida de ter votado no ladrão cachaceiro e se arrependeu , estamos em setembro de 2024 vc ainda não esqueceu o verdadeiro e legítimo presidente ,vc ama ele , e o Bolsonaro foi melhor presidente da história, agora se a cidade que vive está assim cobra teu pai luladrao! Te pergunto o que o ladrão do Lula faz pelo Brasil! Ele faz é roubar trilhões de uma idiota como vc
Mas quem tem que fazer as coisas é o prefeito em parceira com a supervia. Eles no máximo só tem que arrumar o dinheiro. Se os vereadores não falam com o prefeito onde deve ser feito as coisas fica difícil resolver. A população também tem que cobrar aos vereadores que colocam lá não só esperar por eles.
São locais degradantes, o poder público nada faz e não tem interesse algum em criar melhores condições de vida para essas pessoas. São bolsões de miséria, carência crônica e desprovidos de esperança. É assim há décadas. São cidadãos esquecidos, relegados a própria sorte! A baixada é uma área abandonada.
Será que os deputados, senadores, prefeito, governador lêem essas reclamações? Só olham pra inglês ver. A eleição , a política de pediram voto já começou. Gente, um absurdo o tratamento que o povo recebe desses péssimos elementos da política. UMA VERGONHA! JA DUZIA O JORNALISTA BORIS CASOY.
Esse canal do Madrugada é 10. Tem muito vídeo mostrando vários “tours” na “dark night” do Rio e Baixada e a suite sonora dos vídeos é muito boa, dá para assustar. Um dos vídeos, sobre a Via Light é matador! Vale a pena ver. Triste é vermos as ruas totalmente desertas na noite e o próprio produtor dos vídeos se escondendo quando vem um carro ou moto. Ainda assim o cara é muito corajoso, documentando isso na rede. Muita coisa sinistra. Vejam isso pra pensar na hora do voto.
Só uma correção, o bairro de São Mateus não é atendido por essa estação e sim Vila Tiradentes q fica ao lado. Por isso defendo a transformação dos ramais da Supervia em metrô, seria o melhor investimento para a mobilidade da baixada junto com uma linha horizontal pelo menos de Duque de Caxias a Nova Iguaçu.
E é nom vcs jornalistas comunistas trazerem à tona a atrasada extensão da linha 2 do metrô da Pavuna até Belford Roxo passando pelo local onde esse trecho poderia ser subterrâneo eliminando o leito ferroviário da superfície, e dessa forma, beneficiando não só Vila Rosali como Coelho da Rocha que clama por um viaduto a séculos, onde é preciso ir até Agostinho Porto que sofre com engarrafamento por ser apenas a segunda opção de travessia do ramal entre Belford Roxo e São João de Meriti.
Falou o gado n4z2. Rio é governado pela direita a décadas. Vocês não fazem nada.
Infelizmente aquilo ali é o C do mundo. Coitado do povo dessa região.
Você precisa conhecer um pouco mais da história de onde mora para evitar o ridículo. A cidade e o estado não são governados por mandatários de direita desde Faria Lima e Marcos Tamoyo, ambos da Arena e nomeados por Ernesto Geisel. Desde então tivemos como governadores:
Chagas Freitas (MDB)
Brizola (PDT 2x)
Moreira Franco (PMDB)
Alencar (PSDB)
Garotinho (PDT)
Benedita (PT)
Rosinha (PSB)
Cabral (PMDB 2x)
Pezão (PMDB)
Witzel (PSC)
Castro (PSC)
E como prefeitos:
Klabin (MDB)
Coutinho (MDB)
Haddad (PMDB)
Alencar (PDT 2x)
Saturnino (PDT)
Maia (PMDB 3x)
Conde (PFL)
Paes (PMDB 3x)
Crivella (Republicanos)
A maioria deles ou teve como origem o brizolismo, ou foi apoiado por quem estava no governo federal, ou foi um oportunista, como Paes e Witzel.
A maior praga desta terra não é o falso conflito entre “direita” e “esquerda”. A praga é o populismo que assola as câmaras de vereadores e a assembleia legislativa.
Décadas se passam, os nomes mudam, mas as práticas clientelistas permanecem. Chaguismo, brizolismo, até a Rosinha perguntando porque não o garotismo, Cabral e Paes associados e empreiteiros e construtoras.
Isto aqui só terá solução no momento em que algumas diferenças forem deixadas de lado e se combater essa praga.
Enquanto os caciques partidários fizerem concessões e forem complacentes com esse marco de poder o Rio de Janeiro continuará marchando para a insignificância.
Israel Ondas tá viajando na maionese.
Têm algo errado aí,pois vila Rosaly é depois de são Mateus, é colado a Pavuna.
Existe uma boa distância entre os dois bairros.
E o ramal da supervia de Belford roxo, não é ramal de são Mateus.
Belford Roxo e São João de Meriti são cidades feudais bem próximas ao RJ. Não tem o básico, do básico, do básico…
Ainda convivem com problemas do século XVII.
Ao ver os políticos e quem manda na cidade, vc não vê perspectiva de melhora nenhuma. Um lugar sem esperança e destinado a miséria em todos os sentidos.
É inadmissível que o governo Estadual e governo Federal deixem essas cidades na mazela junto com seus Ministérios Públicos. Deveria haver uma Devessa nessas cidades e expurgar todo mal de lá, trazendo progresso e esperança.
É verdade, lugares degradantes. Uma miséria, um descaso e relegados a própria sorte. Na verdade toda a baixada é uma área abandonada pelos poderes públicos.