Estações do BRT Transbrasil integram maior corredor de arte urbana da América Latina

O trabalho, que se estenderá por mais de 26 km da principal avenida da cidade, faz parte do projeto Cores da Brasil, considerado o maior corredor de arte urbana da América Latina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gabriel Monteiro/Divulgação

Quem passa pela Avenida Brasil já pode ver o colorido e as mensagens de gentileza do Profeta que melhor representa a alma do carioca em algumas estações do BRT. O trabalho, que se estenderá por mais de 26 km da principal avenida da cidade, faz parte do projeto Cores da Brasil, considerado o maior corredor de arte urbana da América Latina.

O trabalho é uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, a concessionária do VLT Carioca, e o Instituto CCR, realizado pela Visionartz, agência de requalificação urbana que já atua na região portuária do Rio desde o início das obras do Porto Maravilha. A iniciativa reuniu a inspiração, a criatividade e técnicas diferenciadas de mais de 130 artistas selecionados por edital, com o objetivo de valorizar a cidade e disseminar através da linguagem da arte urbana a mensagem deixada pelo Profeta Gentileza. Este trabalho se integra ao Rua Walls, trabalho já feito pela Visionartz na região do Porto.

Nesta primeira fase, foram entregues 10 estações: Into| Caju,  Caju Igrejinha, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Bonsucesso, Rubens Vaz, Lobo Jr, Cidade Alta e Mercado São Sebastião. Além disso, já temos mais 5 estações em andamento: Baixa do Sapateiro,  Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Vigário Geral e Ceasa | Irajá.  Já foi finalizada, também, a estação Deodoro, onde 30 artistas trabalharam na pintura de 14 painéis, entre murais internos, externos e escadarias e 15 pilares de viaduto, além da pintura da fachada, que será assinada pelo artista Igor Izy, responsável por vários projetos em escolas municipais do Rio e cria de Deodoro.

Nesta semana, o projeto segue para a pintura de cinco viadutos do entorno do terminal Deodoro. As artes ficarão por conta de Celio, BellaPhame, Renata edaz, MZ e Gloye.

Advertisement

O projeto Cores da Brasil passará por 26 bairros ao longo da Avenida Brasil, e levará pinturas para 4 terminais, 18 estações e 18 passarelas do BRT Transbrasil, 30 viadutos e 300 pilares de sustentação. Para isso, serão utilizados mais de 30 mil litros de tinta e mais de 10 mil latas de spray.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estações do BRT Transbrasil integram maior corredor de arte urbana da América Latina
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. A bala comendo solta na Maré, mas tá tudo coloridinho.
    Qual é a poluição visual que se aceita, a imagem cinza e subdesenvolvida da região, ou gastar tinta já ameniza.
    Ah temos.um evento internacional no Rio este ano.
    Vamos dar uma guaribada no Rio pra vencer as eleições pra prefeito.

  2. Projeto bom de arte para aliviar este que é o pior e mais excludente Projeto da história da cidade. Por que não fazem este elefante branco na zona Sul?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui