A cidade de Angra dos Reis, localizada na Costa Verde fluminense, terá implantado, nesta quarta-feira (6), o Sistema Eletrônico de Informações do Estado do Rio de Janeiro (SEI-RJ) por meio do Programa RJ Digital Municípios cujo foco é a digitalização dos serviços oferecidos pela administração estadual, e a desburocratização da gestão pública. A inciativa é liderada pela Secretaria de Estado de Transformação Digital e temo parceiro o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Aproximadamente 50% dos municípios fluminenses já aderiram ao programa.
O SEI-RJ é resultado da cooperação técnica entre os governos estadual e municipal. O programa será lançado durante a abertura da 2ª edição do Angra Tech, no Centro de Estudos Ambientais (CEA) da cidade, com início previsto para as 9h. Na ocasião, o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias, apresentará a palestra “Transformação Digital no Estado do RJ”, a partir das 10h.
“Hoje, o Rio de Janeiro tem o maior projeto de transformação digital do país. Por determinação do governador Cláudio Castro (PL), que é um entusiasta do tema e pioneiro na criação da primeira secretaria estadual com esse foco no país, estamos atentos e trabalhando intensamente na digitalização de todo o estado. É com muito orgulho que, após o lançamento do RJ Digital Municípios, em junho, e a realização de diversas capacitações e oficinas, anunciamos a primeira entrega do programa. Temos a certeza de que a implantação da solução será uma verdadeira transformação na gestão de Angra dos Reis. Agradeço ao prefeito Fernando Jordão e à toda a equipe da secretaria e do PRODERJ pelo apoio e dedicação para mais essa conquista”, destacou o secretário.
A implantação do Sistema Eletrônico de Informações resultará na economia de papel e material de expediente, agilidade, transparência, eficiência e celeridade dos processos. A partir de agora memorandos, ofícios e licitações serão realizados digitalmente.
“O SEI-RJ já é uma realidade nos serviços públicos federal e estaduais. Muitos municípios brasileiros também estão aderindo ao sistema. Angra, pelo perfil de nossa gestão, com investimentos em cidade inteligente e soluções tecnológicas das mais diversas, não poderia ficar de fora desse processo de modernização no que diz respeito à gestão pública. Por isso, temos trabalhado na digitalização dos processos administrativos e na parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital, é fundamental. Ganha a Prefeitura de Angra e ganham os munícipes, com mais agilidade, praticidade e transparência nos processos”, destacou o prefeito de Angra, Fernando Jordão (MDB).
Engraçado que a dois anos a PCRJ está digitalizando seus sistemas e, após o ataque hacker de 2022, acelerou os processos. Mas ninguém fala disso…