Estado do Rio é vice-líder nacional na produção de aço bruto

Durante meses, a produção fluminense esteve à frente da mineira. O parque siderúrgico do Rio conta com empresas, como ArcelorMittal, Ternium, CSN e Gerdau

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

Um relatório divulgado pelo Instituto Aço Brasil, entidade que representa as empresas brasileiras produtoras de aço, mostrou que, em janeiro, o Estado do Rio de Janeiro produziu 762 mil toneladas de aço, registrando um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. A produção fluminense também registrou um acréscimo de 27,9% em relação à produção total do País. No acumulado, entre janeiro e dezembro de 2023, o Rio produziu 8,6 milhões de toneladas de aço bruto.

O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que os dados são extremamente positivos para a economia fluminense, pois impacta o mercado de trabalho, com geração de empregos; além de vários setores da indústria que utilizam o aço como matéria-prima.

“A indústria siderúrgica tem expressiva relevância no crescimento econômico do Estado do Rio e do país. É grande fornecedora de insumos para diversos setores da indústria de transformação, bem como para a construção civil, que está aquecida no Rio de Janeiro, e é responsável pela geração de milhares de empregos para a população. Esse cenário tem reflexos extremamente positivos na economia fluminense, que vive hoje um momento de franca expansão”, disse Castro.

A sondagem do Instituto Aço Brasil verificou ainda que, somente em janeiro deste ano, a produção brasileira de aço bruto bateu 2,7 milhões de toneladas, registrando um acréscimo de 0,4% diante do resultado atingido no mesmo mês de 2023.

Advertisement

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, destacou que, no cenário nacional, o Rio está atrás apenas de Minas Gerais, que lidera a produção de aço. Mas durante meses, a indústria fluminense foi a maior produtora da matéria-prima.

“Hoje somos o segundo maior produtor de aço do país, atrás apenas de Minas Gerais. Durante vários meses no ano passado, ocupamos a liderança da produção nacional, por conta do importante parque siderúrgico instalado no estado, formado por grandes empresas como ArcelorMittal, Ternium, CSN e Gerdau”, afirmou Farah.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio é vice-líder nacional na produção de aço bruto
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui