Estado do Rio lidera ranking nacional com mais cidades empreendedoras

Com 9 cidades bem classificadas, os municípios de Niterói e do Rio ocupam o topo estadual no que diz respeito ao ambiente de negócios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu (Prefeitura do Rio)

O Governo Federal divulgou essa semana o levantamento “Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023”, no qual o Rio de Janeiro lidera o ranking de unidades federativas, com mais cidades empreendedoras. Entre os municípios mais ativos estão Niterói e Rio de Janeiro, que ocupam a 5ª e a 8ª posições, respectivamente. Em seguida vêm Nova Iguaçu, Petrópolis e São Gonçalo, ocupando a 61ª, 63ª e 65ª posições, nesta ordem. As quatro últimas cidades fluminenses mais bem colocadas são Duque de Caxias (72º), Belford Roxo (89º), Campos dos Goytacazes (90º) e São João de Meriti (94º).

O governador Cláudio Castro (PL) manifestou grande contentamento com os resultados, comentando que, atualmente, abrir um negócio no Rio é mais fácil e rápido, por conta da desburocratização e digitalização dos processos.

“Temos investido em políticas públicas que estimulem e favoreçam o empreendedorismo em todo o estado. Abrir um negócio no Rio de Janeiro, hoje, está mais fácil com a digitalização, desburocratização e simplificação de processos que a Junta Comercial tem promovido. Novos empreendimentos movimentam a economia e contribuem para a geração de novos empregos e renda para a população, contribuindo para promover o desenvolvimento econômico,” afirmou o chefe de Executivo estadual.

O Índice de Cidades Empreendedoras foi elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o intuito de realizar uma análise comparativa do ambiente de negócios e da capacidade empreendedora das cidades brasileiras.

Advertisement

O ranking do ICE avalia sete indicadores: Infraestrutura, Mercado, Acesso Capital, Inovação, Capital Humano, Cultura Empreendedora e Ambiente Regulatório, indicador no qual a cidade do Rio aparece em 3º lugar, à frente de São Paulo, que ocupa a 7ª posição. Já em termos de mercado, Niterói aparece em 1º lugar, e a capital paulista a 11ª posição. As cidades fluminenses de Campos dos Goytacazes, Belford Roxo, São João de Meriti e São Gonçalo são que as apresentam as alíquotas mais baixas de ISS, além de 2º ICMS mais baixo das cidades estudadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio lidera ranking nacional com mais cidades empreendedoras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui