Uma das principais discussões do Fórum Regional do Y20, realizado pela Alerj neste ano, foi a criação de uma plataforma de banco de currículos para ampliar as oportunidades de trabalho para jovens no estado do Rio de Janeiro. Vinicius Cozzolino (União), deputado estadual, se antecipou e apresentou o Projeto de Lei 3893/2024, que propõe a criação de um aplicativo voltado para facilitar o cadastro de currículos e melhorar o acesso de jovens e empresas recrutadoras. O projeto foi aprovado em 1ª discussão nesta quarta-feira (9) e segue para uma 2ª votação nas próximas semanas.
A Proposta
O aplicativo sugerido pelo PL 3893/2024 tem o objetivo de dinamizar o acesso ao mercado de trabalho para jovens fluminenses. A plataforma será um banco de currículos que poderá ser utilizado por gestores públicos, empresas privadas e organizações do terceiro setor. Segundo o projeto, os currículos serão organizados por área de atuação, facilitando a busca por profissionais qualificados.
O deputado Vinicius Cozzolino explica que o projeto surgiu da necessidade apontada pelos jovens durante o Fórum do Y20:
“A juventude destacou a necessidade de um aplicativo para cadastro de currículos de forma mais dinâmica e acessível. Nosso mandato é participativo e busca atender às demandas da população, especialmente dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho.”
O aplicativo terá ampla divulgação nas redes sociais, veículos de comunicação e outros meios, para garantir que o máximo de pessoas tenha conhecimento da plataforma e possa utilizá-la.
Acessibilidade e Transparência
Cozzolino destacou ainda que a criação do aplicativo trará mais acessibilidade, dinamismo e eficiência na gestão de currículos, tornando a administração pública mais transparente e estratégica.
“Será uma ferramenta que permitirá valorizar as competências dos cidadãos e facilitar o acesso de empregadores e gestores públicos a profissionais qualificados, promovendo o desenvolvimento do estado.”
O aplicativo também permitirá uma conexão mais rápida entre jovens que buscam emprego e as empresas que necessitam de mão de obra qualificada, além de fomentar a inclusão social ao ampliar as oportunidades de trabalho para todos.