Estado do Rio pode ter índice de segurança das escolas

Proposta define que as unidades de educação informarão a Seeduc sobre o nível de segurança e violência no ambiente, visando a construção do índice

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

O Índice de Segurança das Escolas (ISE) pode ser criado no âmbito da rede pública estadual de educação. A determinação é do Projeto de Lei 489/19, de autoria do ex-deputado Carlo Caiado, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão nesta quinta-feira, (30/03). A medida ainda precisa passar por uma segunda discussão em plenário.

Segundo a proposta, cada unidade escolar, através de sua diretora ou de seu diretor, informará à respectiva Coordenadoria Regional de Ensino, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a respeito do nível de segurança e violência dentro da unidade e no entorno da mesma, visando a construção do índice.

A informação se dará de forma em que o responsável pela unidade escolar atribuirá, semestralmente, uma nota de zero a dez para o nível de segurança percebido no interior e no entorno do equipamento, correspondendo zero a nenhuma segurança / muita violência e dez a total segurança / nenhuma violência.“Fiz questão de desarquivar esse projeto e colocar em votação, por entender a importância de trabalharmos na prevenção à criminalidade para preservar os nossos alunos e professores. Com base nos dados, o governo poderá criar mecanismos preventivos a fim de atender às necessidades da comunidade escolar. Dessa forma, podemos evitar tragédias como a que ocorreu em São Paulo”, destacou o Deputado Claudio Caiado, que colocou o projeto em pauta.

O índice será construído pela Seeduc e os resultados deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado do Rio, bem como no sítio virtual da própria secretaria. A publicação do ISE será semestral, no primeiro dia útil de fevereiro e no primeiro dia útil de julho, a partir do ano posterior ao da publicação da norma em Diário Oficial.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio pode ter índice de segurança das escolas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui