Estado do Rio poderá ter Ogum como guardião

No sincretismo religioso, o orixá é chamado de São Jorge, o Santo Guerreiro. Projeto de Lei é do deputado Átila Nunes (PSD)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Projeto de Lei, de autoria do deputado Átila Nunes (PSD), que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), propõe transformar o orixá Ogum, o Santo Guerreiro, que no sincretismo religioso é chamado de São Jorge, em guardião do Estado do Rio de Janeiro. Torturado várias vezes por não concordar com a perseguição aos adeptos do Cristianismo, São Jorge morreu decapitado em 23 de abril de 303. Devido à sua popularidade cada vez maior no Rio de Janeiro, foi decretado feriado o dia da sua morte. Tanto no catolicismo quanto nas religiões afro-brasileiras, como umbanda e Candomblé, Ogum é homenageado com uma série de atividades no Rio de Janeiro.

transferir 1 2 Estado do Rio poderá ter Ogum como guardião

O deputado Átila Nunes, que tem ao longo da sua trajetória política, atuado no combate ao preconceito religioso, defende a proposta de tornar Ogum guardião do Estado, com o argumento do sincretismo religioso e de o orixá estar relacionado diretamente com a luta pela liberdade e sobrevivência.

“Ogum se tornou um dos santos mais populares do Brasil, sobretudo dos negros e das populações carentes. Ele representa a liberdade de manifestação religiosa e artística, a busca do alimento e da vida plena, bens que, ao longo destes cinco séculos de vida brasileira, sempre foram negados ou conquistados a duras penas pela sua grande multidão devotos- defendeu o parlamentar”.

Nas igrejas que levam o nome de São Jorge no Rio de Janeiro, o Santo que é padroeiro em diversas partes do mundo, são realizadas alvoradas às 5h, acompanhadas de uma grande queima de fogos seguida da celebração de missas ao longo do dia, com a participação de milhares de fiéis. No encerramento das festividades, é realizada uma grande procissão, com a imagem de São Jorge e a presença do representante da Igreja Católica, pelas principais ruas do Rio, seguida por uma multidão de fiéis.

Advertisement

Nos terreiros de Umbanda e Candomblé (religiões afro-brasileiras), o dia de “Ogum” também é muito comemorado, começando também com a alvorada, muito foguetório e cerveja para saudar “Ogum”; logo após começam os trabalhos, com batuques, cantigas ao orixá, acompanhadas de palmas no ritmo dessas cantigas, denominadas “pontos”, com muitas danças e oferendas (comidas) ao orixá. Ao som dos cânticos e dos batuques, as pessoas denominadas de médiuns, que estão trabalhando, incorporam (recebem) os orixás. As pessoas que ali se encontram assistindo a este festejo, se desejarem, são autorizadas a entrar, de forma organizada, no centro do terreiro e podem falar com o orixá, geralmente para pedir a benção e ou proteção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio poderá ter Ogum como guardião
Advertisement

132 COMENTÁRIOS

  1. Sr Átila Nunes, você foi eleito para fazer leis que beneficia o mais pobres, deficientes nós brasileiros com saúde ” saneamento básico, educação, segurança pública, fiscalizar governo e não se meter em áreas que não foi convidado pelos eleitores. O estado é laico e cada um segue o que acha melhor para sua vida e para mim o melhor é JEJUS CRISTO e não o que o sr acha ser. Vai cuidar melhor de você e leia um versículo da bíblia que o sr tenta ou tentou por de lado.
    Bendita a Nação cujo o Deus é o Sr e todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que só Jesus Cristo é o Senhor.

  2. Este hipócrita a pouco tempo tentou enfiar goela abaixo o pl 4257/18 Assédio Religioso em que diz que falar da Bíblia em público encomenda a população sendo o estado laico. Agora me vem com essa? Quem coloca esse cara lá toda a legislatura?
    #foraatilanunes

  3. É lamentável que esse senhor deputado Átila Nunes, crie este projeto de lei, que vai trazer mais beligerancia para o Estado do Rio de Janeiro, onde infelizmente o crime cresce exponencialmente, entregar o Estado do Rio de Janeiro, a um orixá que é considerado um “santo guerreiro”, ao invés de elaborar leis, que tragam mais segurança, educação e saúde pública, para a população do Estado do Rio de Janeiro.
    O país é laico e não laicista. Não concordo com esse projeto de lei.

  4. Esses políticos deveriam fazer projetos para melhorar o cotidiano da pessoas, pavimentar as ruas, levar água e luz nos morros, saneamento básico, segurança nas escolas…mas nada disso interessa, na falta do que fazer se preocupam com o supérfluo

  5. Porque não está preocupado com leis pra melhorar as encostas dos nossos morros, está tão preocupado com as minorias pobres, ajuda desse jeito, já estamos afundando, ainda quer afundar mais ainda nosso estado, Deus nos guarde.

  6. Excelentíssimo Sr. Atila, porque não priorizar projetos de melhoria para nosso estado, transporte, segurança pública, educação e saneamento básico em vez de ficar debruçado em projeto de Santo padroeiro. O problema do Rio não é falta de religião. É falta de politico competente. Vai trabalhar!

  7. Lembrando que o catolicismo não tem nada haver com o candomblé, são duas religiões diferentes, os orixás foram associados no tempo da escravidão para que eles não fossem punidos por bruxaria, cada um segue sua religião da maneira que achar melhor e não deve obrigar a ninguém a seguir suas crenças. E vamos nos preocupar mais com a saúde, educação e segurança pq é o que estamos precisando.

  8. Governo do Rio só vive fazendo pacto com esses demônios,é por isso que o Rio é assim,mais o Deus que eu sirvo vai lançar todos esses demônios nas profundezas do inferno.

  9. Depois choram quando vem uma epidemia um desastre ou coisa do tipo. O RJ é um antro de gente besta. Lembram depois do último carnaval,quando colocaram JESUS apanhando no sambódromo né?

    • Não sou carioca mas moro no Rio de Janeiro, conheço muitas pessoas que não fazem parte do antro, pode haver gente besta no Rio de Janeiro como tem em todos os estados brasileiros, mas existem muitas pessoas boas, o Rio de Janeiro não é um antro de gente bestas.

  10. Festival de intolerância nos comentários. Demônios são os quem regem essa religião que vcs tanto se escondem atrás pra expressar tanto preconceito… A máscara de “evangélico” já já cai.

  11. Misericórdia Jesus!!
    No RJ já tem um grande guardião, Jesus Cristo que morreu na Cruz por toda humanidade… Não precisamos de outro guardião…

  12. Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais
    http://www.politizie.com.br
    Não deveria ser nem feriado de um e nem de outro.
    Precisam se preocupar e com a situação do povo que está passando por um caos, não só com as chuvas, mas também com toda estrutura social, educacional e saúde do Estado do RJ

  13. Muito triste esta proposta! Tanta coisa para ser feito no Rio, preocupar com imagem de santo! E os protestantes, eles não são lembrados? Bora trabalhar, vereadores!

  14. Concordo com muitas das colocações, mas pergunto porquê não. O projeto visa a dar os mesmos direitos, que se dão aos Santos Católicos, que se de aos Santos de Matriz Africana e de Umbanda. Pois o sincretismo religioso foi a forma que os escravos africanos tiveram de perpetuar a sua história. Que foi uma história de sofrimento e dor, que marcou e marca a nossa sociedade.

  15. Atila Nunes,Siciliano,Freixo…..etc hhhuuummm tá fedendo ….Chico alencar…. agora é fedor de merda.O que esperar desses caras??? Tudo cavalo do demônio,servindo ao demônio nesse grande terreiro que é o RJ

  16. Mas o estado não é laico ? Esse Átila Nunes tem mais que se preocupar com a violência do Rio. Com as catástrofes de Petrópolis etc e não ficar se preocupando em fazer leis que fere a laicidade. Esse infelizmente são os políticos que temos

  17. Acho que é bom começar a encher de emails para esse deputado que não tem mais o que fazer, na visão dele e ver se ele acorda para a realidade do Rio… precisamos de transporte,educação e segurança e esse idiota tratando de coisas para uma pequena parte da população…

  18. “Se o SENHOR (DEUS) não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a casa, em vão vigia o sentinela”
    Salmos 127:1

  19. Gente! O ESTADO NÃO É LAICO??? COMO ASSIM? SEM VOTAÇÃO PÚBLICA??? QUEM PROTEGE ALGUÉM É SENÃO AQUELE QUE TEM PODER PRA DAR OU TIRAR A VIDA. DEUS! VAMOS PARAR COM A PALHAÇADA DE QUERER IMPÔR A DEVOÇÃO RELIGIOSA NA NA SOCIEDADE!

  20. Salmos 33:12-14
    O Livro
    12 Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor,
    cujo povo ele escolheu para si mesmo.
    13 O Senhor olha desde os céus
    e vê toda a humanidade.
    14 Da sua morada observa toda a gente.

    Que outros seres espirituais estejam amarrados em o nome de Yeshua!

  21. Desde que pessoas que não possuam a mesma fé não seja obrigadas a respeitar tal data, caso ela se torne um feriado, ou seja, um patrão ateu já é obrigado a respeitar os feriados católicos. Agora vai ter de respeitar feriados de outras religiões? Daqui a pouco teremos feriados budistas, islâmicos… Baixar o icms e o iss ninguém quer.

  22. Bom O padroeiro do RJ é São Sebastião, que pelo sincretismo seria Oxóssi. Não acho uma boa ideia trocar por Ogum.
    Talvez o deputado seja filho de Ogum e queria forçar essa troca aí. Tem que ver.

    • (…) o Santo Guerreiro, que no sincretismo religioso é chamado de São Jorge, em guardião do ESTADO do Rio de Janeiro.(…)
      A proposta é para o ESTADO. São Sebastião é do Município do Rio de Janeiro

  23. 16 E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.

    17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.

    18 E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.

    19 E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?

    20 Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto

    21 (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).

    22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;

    23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

    24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

    25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

    26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

    27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

    28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

    29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

    30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

    31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

    32 E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.

    33 E assim Paulo saiu do meio deles.

    34 Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.

    Atos 17:16-34

  24. Lembrando que São Jorge Megalomártir, não tem nada a ver com Ogum, dos cultos afros. São Jorge Megalomártir é um Herói da Fé, um Santo que intercede por nós, e conosco, junto ao Senhor Jesus. Este sim…pode ser Padroeiro do Estado…o Ogum não. São Jorge Megalomártir ora pro nobis! Amém.

  25. Lembrando que São Jorge Megalomártir, não tem nada a ver com Ogum, dos cultos afros. São Jorge Megalomártir é um Herói da Fé, um Santo que intercede por nós, e conosco, junto ao Senhor Jesus. Este sim…pode ser Padroeiro do Estado…o Ogum não.

  26. Com todo o respeito esse deputado ou sei lá quem é essse parasita da política vai trabalhar em pro da cidade que está cheia de problemas. Chega dessas idéia que não traz benefícios nemhum.

  27. Não a toa, infelizmente nossa capital e todo estado vem sofrendo juízo e vai passar por um muito terrível q virá do mar. Cidade vaidosa carregada de luxúria, zombaria, feitiçaria e idolatria. Não haverá mais Carnaval nessa cidade, seus carros alegóricos serão destruídos pelas águas se saírem para avenida…….até quando teremos políticos fúteis e malandros governado nosso estado q tem tanto problema a serem resolvido com seriedade.

  28. O guardião do estado do RJ certamente é Satanás, que cria políticos sem coisa melhor pra fazer. Senhores deputados, vão capinar um lote. Se vocês não fizeram nada, já é lucro.

  29. Deputado fraco e despreparo para o cargo, não se pode impor uma lei dessas onde não representa maioria da população. Devia estar trabalhando projetos de leis para melhorar os problemas da cidade verdadeiro absurdo.

  30. Uma enorme ignorância nesse País! Até dos outros comentários! Com certeza a maioria dos artistas vai apoiar, comprovando uma baita hipocrisia, quando o assunto é o evangelho, com o discurso de que o Estado é laico, mas para as religiões afro ok.

    E sim, o Estado é laico, e isso é feio demais!
    Deputado ganha muitíssimo bem para pensar só na intolerância religiosa, não é nem se quer a pauta de urgência!
    Enquanto continuar assim as pessoas continuaram votando para defender suas bandeiras religiosas e ninguém pensará na competência administrativa e caráter do político.

    É para isso que existe a nossa maravilhosa liberdade religiosa e templos em todo lugar!
    A câmara não é lugar disso.

  31. O que ele projeto de Lei vai trazer em benefício para o cidadão carioca ?
    Será que Ogum será o responsável pela segurança pública do Rio ?
    Pauta irrelevante.

  32. Realmente é assustador o quanto perdem tempo os políticos do Brasil, decepcionante ? tanta coisa a ser feita e o cara preocupado em dar a um “santo”evidência de “patrono” sei lá eu só acho que poderia se preocupar e desassoriar os rios,corregos e escoamentos dos rios no RJ pra evitar as calamidades,acho que isso traria mais sorte pro rio de janeiro do que um “santo”

  33. Concordo com todas opiniões porém há tanta coisas inexistente neste rio e muitos acreditam. Há tantas coisas irrelevantes no Rio e muitos relevo. Há! A respeito do castigo, o com chuvas,enchentes etc., mundo inteiro está sofrendo com o que fizeram na quele desfile …
    Vamos culpar a nos mesmo que somos o que somos sem mesmo saber o que somos.
    Sou de acordo por um e contra por outro lado. Sou de onde o Deus que acredito esteja .
    Ter uma opinião apresento de uma questão não quer dizer que temos que agredir com palavras ,pensamentos ou atos a crença dos outros .
    Seja e pratique aquilo que Jesus lhe ensinou!

  34. Em primeiro lugar, o estado é laico e, portanto, é incabível, além de desnecessária tal medida. Em segundo lugar, esse cidadão, que a poucos meses impôs um projeto de lei proibindo que se pregue o nome de Jesus, deveria fazer uma reflexão se com esse ato, não está, ele também, pregando a fé nessa entidade. Os direitos são iguais. Se é considerado crime falar no nome de Jesus, o filho de Deus, o que dizer de uma entidade como essa ?

  35. Cara, fico muito triste com a cara de pau de desse artigo. Além do histórico nerfo e camuflado entre os dois “personagens” religiosos na cultura brasileira, agora, querem tornar um mentira como Lei!.

    Que seja “escolhido” quem realmente seja um dos dois
    Manter esse Mito é uma Falta de respeito.

    Falta de informação, estudo e compreensão pois na Historicidade os personagens não são iguais nem seus objetivos tiveram relação.

  36. Ganham um puta salário , tanto projeto para tentar colocar em pauta principalmente nas escolas para crianças com deficiência tenta colocar mediador nas escolas aí sim vc vai tirar um 10 .

  37. Os mesmos que pregam Estado Laico. São os mesmos que estão sendo beneficiados com a política praticada por suas religiões . O deputado não está pedindo emprego para nenhum adepto ao candomblé apenas revigorando nossa cultura Afro brasileira . Ninguém está obrigado a acreditar mas sim a respeitar o direito a suas opções . Do mesmo jeito não acredito e acho até presunção dizer que está falando com Deus em linguagens ridículas e que ninguém as entende . Cada um na sua respeitando a religião do próximo . E isso não vai causar enchentes ou impedir que se faça bons governos. Isso se dará com governantes honestos que não misturem Estado com religiões ou com grupinhos de melicianos . Fora extrema Direita

  38. Esse imprestável, desinformado e criador de confusão não sabe que a maioria da população no Rio de janeiro é de religião cristã, a minoria agora é que se sobrepõe a maioria?, o estado não é mais laico? Sou evangélico e acho que em respeito a todas as religiões, o estado não deve ter representante de nenhuma religião, deixem o estado ser só estado.

  39. O Rio de Janeiro não precisa mas de um ídolo morto feito de pedra ou de madeira de ferro ou de ouro ou prata
    Ao qual a Bíblia diz::: que tem olhos mas não veem, nariz mas não cheiram , boca mas não fala, nem som algum sai de sua boca mãos tem mas não apalpam pés tem mas não anda.
    Essas aberrações são horríveis feias não servem para nada nada fazem e todos que 0 adoram ficaram igual a eles
    Segos, mudos, surdos, coxos
    O Brasil é de Jesus Cristo o rei dos Reis e senhor dos senhores.

  40. Se fizer isso será o fim da liberdade religiosa, como assim impor uma coisa dessa? Cada um deve ter a fé que quiser e escolher de quem quer proteção.

  41. Isso é uma absurdo pois o RJ ta precisando é de uma limpeza de políticos que não tem o q fazer inventando moda bosta, precisamos de gente seria para sairmos desse buraco q esta se tornando nossa cidade!

  42. Você está precisando conhecer Jesus Cristo.
    Você está tentando por o inimigo por cima de DEUS .
    NÓS CRISTÃOS NÃO QUEREMOS ISSO PARA NOSSAS VIDAS.
    NÃO OBRIGAMOS NINGUÉM A CONHECER JESUS..
    APOCALIPSE 3:20

  43. O estado é laico. Se continuar assim, vai ter que ter um cristã,budista,muçulmano jorei, indigena e por aí vai. Como se não tivesse trabalho de verdade pra se fazer no Rio

  44. Vi e vive por anos essas mentiras e posso dizer que minha mãe sofreu muito,tinha dinheiro,mas o estresse a fadiga,os problemas psicológicos, brigas,odiosas, entre outras coisas, a levou pra 7 palmos muito rápido e o mesmo vi e vejo acontecer com pessoas desse meio que conheço, será que é só coincidência? No meu ponto de vista não, pq te dão o mundo, mas na hr que tu precisa mesmo, é a rasteira que te oferecem..Agora imagina isso, em Todo o Estado do RJ? Que aliás ja esta de mal a pior…é pra terminar de afundar??? Pq é o que parece…

  45. Que ele coloca esse guardião no quintal da.casa dele ,rj.nao precisa de palhaçada precisa de político que trabalhe a favor de todos brasileiros ,se fizerem uma.pesquisa irão decepcionar pela opinião do povao,,vamos dar saneamento ,hospitais decentes e para de ficar fazendo cagada com ideia de jerico ,cara ediota ,,FELIZ é NAÇÃO. Cujo DEUS é o Senhor

    • Os mesmos que pregam Estado Laico. São os mesmos que estão sendo beneficiados com a política praticada por suas religiões . O deputado não está pedindo emprego para nenhum adepto ao candomblé apenas revigorando nossa cultura Afro brasileira . Ninguém está obrigado a acreditar mas sim a respeitar o direito a suas opções . Do mesmo jeito não acredito e acho até presunção dizer que está falando com Deus em linguagens ridículas e que ninguém as entende . Cada um na sua respeitando a religião do próximo . E isso não vai causar enchentes ou impedir que se faça bons governos. Isso se dará com governantes honestos que não misturem Estado com religiões ou com grupinhos de melicianos . Fora extrema Direita

  46. Vocês estão maluco, querem trazer mais castigo para o Rio de janeiro que já está sofrendo com enchentes, fortes chuvas. Querem trazer mais negatividade para o Rio de janeiro. Porque nao poe uma Biblia, e tras jesus para nos proteger de todo mal e enchentes no nosso Rio de Janeiro.

  47. Isso é coisa de quem não tem o que fazer, ou não conhece a responsabilidade do papel dele na política do Estado. Nós trabalhadores estamos com dificuldades de deslocamento para o trabalho. Uma saúde deficiente, que não consegue atender a população, cada vez mais aumenta o número de desempregado… Dá a casa dele para ele ser o guardião….

  48. Guardião de quem? É absurdo uma lei arbitrária dessa natureza, a maioria é cristã e não compartilha dessa fé, que cada um siga a religião que quiser, mas impor um Orixá como guardião chega a ser heresia, o Rio de Janeiro se tornou um lixão espiritual há muito tempo por conta dessas crenças, chega….

  49. Além de não concordar com isso, independente da minha orientação religiosa, que não essa, penso que, além de concordar com outros leitores que dizem que o estado do Rio tem outras prioridades, vivemos num país que laico, ou seja, não tem uma religião oficial. Logo, penso que este ato é um desrespeito ao posicionamento religioso de todos os demais cidadãos fluminenses.

  50. Desiste, pois o RJ não tem mais salvação, tem um governador aliado as milícias, milícias essa que domina o estado junto com o tráfico e os agentes de segurança corruptos.

  51. O Rio precisa urgentemente de projetos para gerar emprego , precisa de saúde e saneamento básico pra cuidar do povo esse ser tem que fazer um projeto pra ajudar o povo .

  52. O carioca tem sofrido com tantos feriados,que por sinal só têm prejudicado a classe económica.acho melhor fazer uma pesquisa de campo pra achar o que os cariocas acham.na verdade temos tantas outras prioridades que esse fato é inrrelevante no momento.

  53. Sempre este lixo humano, está imundice de ser humano, o guarda da vida e Deus e é representado pela Santa trindade, pai, filho, E Espírito Santo, E o único Deus vivo e o único que predomina sobre a humanidade.vai trabalhar seu usurpador do dinheiro público. O rio de janeiro precisa de segurança, saneamento básico, empregos e sustentabilidade do povo condução para a mobilidade dos mesmo, E o vagabundo eleito pelo povo criando lei que necessita. Nos queremos e o desenvolvimento do estado e não palhaçada de desocupado.

  54. PROVAVELMENTE QUER FAZER MEDIA COM O “ORIXÁ”.O FATO É QUE PRA ISSO ACONTECESSE TERIA QUE PASSAR POR AUDIÊNCIA PÚBLICA;POIS TRATA-SE DE ASSUNTO RELACIONADO AO ESTADO,E A RELIGIÃO.SERÁ QUE ESSE CAMARADA NÃO TEM NADA PRA FAZER?O ESTADO PRECISANDO DE VÁRIOS PROJETOS EM PROL DA SOCIEDADE,E ESSE DOENTE BEM COM ISSO?

  55. Realmente ter meu paizão considerado o guardião do meu Rio de Janeiro, seria uma hora.
    Só acho que esse político poderia pensar em um projeto que ajudasse melhor a população e deixar nossa religião pra depois, já que as pessoas estão passando mau um bocado com essas chuvas.
    Forte abraço e axé a todos nós

  56. O Estado perde totalmente o proposito de laicidade quando impõem um feriado de forma antidemocrática baseada na decisão de um parlamentar. Será que se realizassem um pesquisa pública a população seria a favor dessa Lei!!!

  57. Um espírito imundo que não protege nem o buraco dele em que vive no inferno. Isso deixa claro a sãndice e falta de conhecimento da palavra de Deus a esse cidadão!

  58. Estamos todos bem. No Rio de.janeiro atual, tudo anda em perfeito estado para estes políticos desocupados gastarem tempo com esse tipo de assunto. Esses religiosos apodrecem o mundo.

  59. Sempre esse LIXO HUMANO desse atila Nunes, um sujeito IMUNDO que parece só ter 2 propósitos na vida:
    A perseguição a cristãos e as leis esdrúxulas que propõe. É um inútil que promove um deserviço a sociedade, bancado com dinheiro público !

  60. Se acontecer isto,que seja para a cidade natal dele e não pelo interior do estado do rio.Se tiver que valer isso que seja para a capital e não as cidades fluminenses Ele não pode responder por cidades que ele desconhece

  61. Que baixo nível esse deputado, o Est.do Rio tem outras necessidades básicas e urgentes, o cara expressa com essa atitude que é um desqualificado para o cargo que exerce.

  62. É literalmente uma hipocrisia, utilizar o combate à intolerância religiosa e a luta por igual de para impor um orixá como guardião da Cidade, e as demais religiões? Isso não é descriminação ou segregação? O País é Laico e se há alguém a quem se deva tanta reverência esse sim sem mesmo impor como guardião ou coisa do tipo seria Cristo Jesus, mesmo assim não se deveria colocá-lo nesta posição pois Ele já É, pois não faz acepção de pessoas e o respeito deve haver….

  63. Sinceramente, sem palavras pra isso meu Deus do céu ! Que Jesus Cristo tenha misericórdia de nossa população com essa politicagem .
    Nem sei o que dizer. Colocar Santo sai mais barato que remunerar descentemente os policiais e trabalhar pra evitar as catástrofes e pobreza .
    E por outro lado nosso estado é laico. Sai fora com essa imposição de crença cambada de víboras, façam jus ao salário gordo de vcs recebeme trabalhem pela população ?

  64. Se um país, estado ou cidade tem santo padroeiro ou protetor, então pode ter orixá protetor também. Não se deve privilegiar nem discriminar nenhuma religião.

  65. Isso vai contra o constituição. O Brasil e o estado é laico cada um com sua religião, mas colocar padroeiro como guardião não pode isso É errado, o único guardião supremo se chama Deus no nosso português o único que poderia colocar como guardião.

  66. SE ESTÁ NO PODER HÁ ANOS , É PORQUE O POV0 VOTA NELE . SE HÁ DÉCADAS ESSE SR ESTÁ ELEITO , É PORQUE VOTAMOS NELE. ÊLE É O RESULTADO DE NOSSAS PÉSSIMAS ESCOLHAS… e com certeza , vai ser reeleito…..

  67. Falta do que fazer!!! A ignorância, incompetência, falta de caráter e omissão, levam indivíduos insensíveis, a desprezar que o Estado do Rio, tem prioridades. Faça jus ao seu salário, indevido, e pago pelos fluminenses.

  68. Não terás outros deuses além de mim. 4 “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Palavras do Deus altíssimo escrita nas santas sagradas escrituras no livro de exodo cap 20:3-6.

  69. O interessante disso tudo é que esse deputado diz ser o Estado laico quando se refere a igreja evangélica, porém quanto as demais religiões ele fecha o bico (laiquicidade) e cria projetos que as favorecem.

  70. Toda semana uma nova , e muita falta do que fazer , ao invés de procurar melhorar a educação , a estrutura das escolas , da saúde ,ficam inventando moda , nada contra, porém acredito que isso seja falta do que fazer , entre tantas coisas para tentarem resolver , perdem tempo com esse tipo de projeto , pelo amor de Deus.

  71. Não tenho nada contra o Orixá Ogum e nem contra o Santo Católico São Jorge. Respeito todas as religiões e credos. Porém, sou totalmente contra esta iniciativa do Deputado ÁTILA NUNES. O Estado é laico e não deve impor símbolos ou ícones da Fé ou Crença Religiosa ao conjunto da sociedade do Estado do Rio de Janeiro. O combate ao preconceito e a intolerância religiosa se dá na esfera da Educação Pública e Privada e nas Políticas Culturais.

  72. O Rio se desmanchando , se esfarelendo com tantos problemas e vem mais uma futilidade dessa.
    O papel de um vereador não é isso.
    É cobrar do prefeito ? …ações efetivas na cidade .

  73. Atila Lunes, um infeliz que
    nunca contribuiu com nada na Cidade do RJ, sempre mamaou na teta pública. Não sabe o que andar de BRT,trem, metrô, ônibus, ou qualquer transporte publico. Não sabe o que é sofrer nas emergências de hospitais públicos, nunca foi assaltado e os filhos sempre estudaram em escolas particulares bancadas todas suas mordomias com o nosso suado impostos. Este é Átila Nunes. Um político inexpressivo e que não serve para nada, só para inventar projetos de leis idiotas e que não serve para nada na vida do cidadão carioca. E povinho, como elegem um bosta desses.

  74. Será q esse Sr não tem nada melhor a oferecer ao nosso tão abandonado , roubado e falido , Estado do Rio ? Sinceramente , um desserviço essa pauta ! Pior q ficam usando a máquina pública , paga por nós , para isso ! É revoltante !

    • Realmente parece de Oxaguiã, mas repare que ele tem uma penca de ferramentas no pescoço e o seu fio de contas prevalece o azul, de Oxaguiã prevalecem as contas brancas.

    • Realmente parece de Oxaguiã, mas repare que ele tem uma penca de ferramentas no pescoço e o seu fio de contas prevalece o azul, de Oxaguiã prevalecem as contas brancas.

  75. Já temos o dia 23, na época iniciativa do Jorge babu, que depois foi indiciado por crimes, agora Átila Nunes que a pouco tempo ele e família inclusive a mãe investigados, não se falou mais sobre o caso, aí está a credibilidade destas pessoas, nosso país não toma jeito, estamos bem representados, grande melhoria para o povo do Rio.

  76. Temos tantos problemas no RJ na Saúde e Segurança ai o Átila vem com projetos absurdo desse.Que vergonha desse Político.Deus nos livre desses Políticos que não fazem nda pra melhorar o nosso RJ.Nos poupem

    • O Átila podia trabalhar mais e fazer projetos para “proteger” o povo de políticos oportunistas, de ladrões, bandidos, de cobrança abusiva de impostos e etc…?

  77. Sério isso? Rio de Janeiro é um estado perfeito que não precisa de projetos realmente urgentes? Tem nada aqui que precise melhorar né? Nem um projeto que realmente necessário para melhorias no estado?

    Governantes do Rio São grandes piadas!

  78. Com certeza é muita falta do que fazer ! Tantas outras coisas pra pôr em pauta e o Átila Nunes me apronta essa ??!?!!!! Nada contra as crenças e religiões , mais ele ainda faz pensar que todos no Rio crêem em S. Jorge . E não é bem por aí ! Particularmente creio em Jesus Cristo e NÃO tenho nada contra quem crê ou pensa diferente de mim …

  79. É uma falta de respeito as todas as religiões.
    Não precisamos de um “guardião” do estado. Quem nós guarda, não dorme e o nome dele é Jesus.
    Mas religiões a parte precisamos de uma política transparente e focada em fazer diferente.
    O que cansa é toda essa sujeira de políticos sem caráter que buscam nada mais que enriquecimento ilícito as nossas custas.

  80. São essas porras dê políticos quê faz a política ser esse lixo quê é, é isso quê provoca ás contendas entre às seitas,o idiota vai elaborar uma lei decente pra colocar em pauta, não são vcs quem deve determinar essas idiotices e sim a população do Rio de janeiro, isso mostra quê todas às seitas”e ás pseudas religiões tá cheios dê gados”e o presidente tá encharcando no chaveco desses imbecis vão procurar o quê fazer vá lavar um cachorro.

  81. Já.vi idiotice, mas este projeto de lei passou dos limites, q p**** de ogum,.p..que pariu , só falta agora bolsa piroca, dia da maconha ou consciência.da sapa alheia, ahhhh tome vergonha sujeito

    • Também sou candoblecista, mas como disse o amigo acima o estado é laico, mas infelizmente nossos representantes esquecem que mesmo eleito por um grupo de eleitores tem obrigação de legislar para todos e pelo bem comum, mas a grande maioria dos eleitos são marionetes dos interessados que os colocaram no cargo!
      Até quando permitiremos que nos tratem como “gados”?

  82. Senhor Átila Nunes será que o Rio de Janeiro tão prejudicados por péssimas administrações não necessitam de projetos mais urgentes.

    • Muito infeliz a ideia deste miserável homem. Tantas leis absurdas que querem nos enfiar goela abaixo. Vamos escolher bem nas próximas eleições e votar em pessoas que estão realmente preocupadas em resolver questões que sejam para o bem da sociedade como um todo e não para poucos como este deputado sem noção. E marquem o nome dele. Átila Nunes para que seja banido da câmara dos deputados e que nunca mais seja eleito.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui