Nesta segunda-feira, 25/10, o Estado do Rio de Janeiro retoma 100% das aulas presenciais. As escolas já podiam receber alunos desde agosto, porém com capacidade reduzida. Agora, os cerca de 725 mil estudantes voltam integralmente.
Para o retorno será necessário seguir à risca as seguintes determinações impostas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc): Utilização obrigatória de máscara em todas as escolas; Protocolos sanitários tanto do estado quanto do respectivo município da unidade devem ser respeitados; Casos de Covid devem ser imediatamente comunicados à direção do colégio.
Vale destacar que, nesse retorno, a merenda será servida aos alunos diretamente nas escolas, cancelando, assim, a distribuição do cartão-alimentação e/ou de cestas básicas.
Segundo a Seeduc, a decisão pelo encerramento do ensino híbrido, isto é, presencial e on-line, foi tomada devido ao fato de que a maioria dos profissionais já está com o esquema vacinal completo.
Mais de 95% dos funcionários das escolas já tomaram a primeira dose (D1), enquanto que 85% receberam a segunda (D2) ou dose única. Paralelamente, adolescentes de 12 a 17 anos, faixa etária que abrange boa parte dos alunos da rede, precisam se vacinar.