Mais de 7,3 milhões de cidadãos fluminenses estão inadimplentes, segundo segundo levantamento da Serasa. O resultado, que corresponde a 53% da população fluminense, mostra que o Estado do Rio de Janeiro é o que concentra o maior número de endividados no Brasil.
Atualmente, o País conta com 72 milhões de devedores e outros 271 milhões com dívidas ativas. Depois de dois meses consecutivos de queda, o mês de janeiro registrou um aumento de consumidores com débitos, que passaram para 72,07 milhões, contra os 70,09 milhões do mesmo período do ano passado.
De acordo com o levantamento da Serasa, o desemprego e a redução na renda foram os dois principais motivos para a inadimplência no último biênio. Em 2022, 29% dos endividados apontaram o desemprego pela sua perda de capacidade de crédito, contra 22%, em 2023. A redução de renda, por sua vez, foi citada por 12% e 20% dos devedores, em 2022 e 2023, nessa ordem.
Para restabelecer a capacidade de crédito da população, o Governo Federal e a Serasa realizam até 28 de março, o Mega Feirão Serasa e Desenrola, mutirão que oferece descontos e ofertas especiais para os devedores.
No Feirão, os participantes poderão negociar débitos com concessionárias de águas, luz e gás; operadoras de telefonia; bancos; securitizadoras, varejistas, entre outras empresas.
Com a inciativa governo e empresas pretendem renegociar 99% dos débitos com benefícios para os consumidores. Para participar do mutirão basta acessar o site ou aplicativa da Serasa.
Informações: Veja Rio