Estado do RJ ganha na justiça a posse de terreno da antiga fábrica da General Electric no Jacarezinho

Em uma área de cerca de 40 mil m² serão implementados diversos projetos sociais, que vão gerar emprego e movimentar a renda na região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu, nesta segunda-feira (18/09), uma liminar favorável à posse, pelo Governo do Estado, de parte do terreno que pertenceu à antiga fábrica da General Electric no Jacarezinho, para onde o Poder Executivo anunciou diversos serviços do Programa Cidade Integrada. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), que havia solicitado a desapropriação do terreno para possibilitar a implementação dos projetos sociais.

E por meio da iniciativa, os moradores da comunidade e adjacências serão beneficiados com a construção de um mercado produtor, um novo Batalhão da Polícia Militar, um ambulatório médico de especialidades, um parque urbano e uma vila olímpica, além de um centro comercial. As instalações serão erguidas em uma área de mais de 40 mil metros quadrados, onde o solo da antiga indústria já foi descontaminado.

A espera foi longa, e agora poderemos tirar do papel ações para trazer mais segurança, serviços e qualidade de vida para os moradores da região e, consequentemente, para toda a sociedade” ressalta o Governador do Rio Cláudio Castro.

Em sua decisão, Caroline Rossy, a Juíza da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, determinou o depósito do valor de R$ 6,8 milhões, proposto pela avaliação feita pela Justiça do Rio de Janeiro para a desapropriação do terreno.

Advertisement

No dia 5 de janeiro de 2022, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, pelo Decreto 47.911, declarou de utilidade pública e interesse social, para fins de desapropriação, o imóvel da antiga fábrica. E agora, com a liberação judicial, uma luz finalmente surgirá para os moradores daquela região, em forma de diversos programas sociais.

  • Estamos muito animados. Os projetos vão beneficiar milhares de moradores, gerando emprego e renda, lazer e saúde de qualidade para toda a comunidade local e nas redondezas do Jacarezinho” afirma a Coordenadora do Programa Cidade Integrada, Ruth Jurberg.

Saiba Mais Sobre os Projetos:

Mercado Produtor

A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade nutricional. O local receberá produtos agrícolas de grandes redes produtoras por atacado e também vai fomentar a comercialização de produtos locais, possibilitando a valorização dos produtores locais e incentivando a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios do setor.

Novo Batalhão da PM

A unidade será formada com o remanejamento de 400 homens (120 da UPP de Manguinhos e 280 da UPP do próprio Jacarezinho). Serão investidos R$ 18 milhões neste posto, que vai atender a região composta pela 25ª Circunscrição Integrada de Segurança Pública (Cisp). E além do Jacarezinho, a 25ª CISP abrange os bairros Engenho Novo, Riachuelo, Rocha, Sampaio e São Francisco Xavier.

Parque Urbano e Vila Olímpica

Será composto por uma área de lazer e ponto de encontro social da comunidade, o local também abrigará uma vila olímpica. O equipamento poderá despertar talentos esportivos em crianças e adolescentes, em diversas modalidades, como futebol, vôlei, basquete, ciclismo, artes marciais e dança. O equipamento contará com quadras poliesportivas e campo de futebol, para garantir a inclusão de jovens em atividades esportivas do Jacarezinho e entorno. A vila olímpica atende a um pedido da própria comunidade.

Centro Comercial do Jacarezinho

Terá dois andares, com 52 boxes de aproximadamente 9 m² cada. O térreo, além de boxes, terá dois quiosques, quatro banheiros e uma praça de alimentação. No pavimento superior, haverá mais de 30 espaços para vendas, dois banheiros, administração e quiosque. A fachada terá pinturas modernas em grafites e mosaicos. O pavilhão contará com a chamada área molhada, destinada à lavagem de alimentos, e cozinha.

Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

O ambulatório vai atender a moradores de toda a região com exames de imagens como ultrassonografia, ecocardiograma e eletrocardiograma, e atendimentos de especialidades. A unidade de saúde vai prestar atendimento de qualidade aos moradores. O local terá ainda programas preventivos de diversos tipos de doenças que atingem a comunidade. A unidade será a porta de entrada para encaminhamentos mais complexos e que necessitem de maiores cuidados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do RJ ganha na justiça a posse de terreno da antiga fábrica da General Electric no Jacarezinho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui