Segundo dados do “Indicador de Demanda das Empresas por Crédito” da Serasa Experian, em abril deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o Rio de Janeiro foi o Estado da Região Sudeste com a retração mais expressiva na busca pelo recurso financeiro. Confira no gráfico os dados obtidos de forma completa:
Cenário Nacional
O “Indicador de Demanda das Empresas por Crédito” mostrou que, em abril, a procura pelo recurso financeiro cresceu apenas 0,3% na comparação com o mesmo mês de 2022. Os negócios de grande porte foram os que mais demandaram por linhas de crédito, marcando alta de 7,9%. Os empreendimentos de médio porte tiveram queda de 4%, enquanto as micro e pequenas empresas subiram 0,3%. Confira no gráfico abaixo a movimentação dos dados gerais:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a procura das empresas por crédito só deverá crescer de forma mais significativa neste ano quando houver sinais mais consistentes de retomada da atividade econômica, de redução das taxas de juros e dos níveis de inadimplência tanto de consumidores quanto das próprias empresas. “A soma de uma inflação forte, com a Selic ainda alta e o crescente nível de negativações, certamente acarreta uma desaceleração do consumo de linhas de crédito, tornando as empresas mais cautelosas para realizar investimentos e gastos não prioritários, por exemplo” afirma.
A análise por segmento revelou a alta mais expressiva da demanda por crédito na categoria “demais” que representa as empresas financeiras, primárias e do terceiro setor, que cresceu 8,9%. As companhias de “serviços” também registraram percentual positivo, esse de 1%, enquanto “indústria” e “comércio” caíram 0,6% e 1,1%, respectivamente.