Estado do RJ terá programa de incentivo com foco na geração de riqueza por meio da água

O projeto “BlueRio” irá focar na busca por soluções nas áreas do saneamento, energia e sustentabilidade, e conta com a participação da Águas do Rio e startups globais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crédito: Aline Massuca

O Governo lançou, na segunda-feira (17/04), o projeto “BlueRio”, que através de um hub de startups terá como objetivo buscar soluções inovadoras e as potencialidades do Rio de Janeiro nas áreas do saneamento, portos e logística, navegação, sustentabilidade e energia. A concessionária Águas do Rio foi uma das empresas que já se associaram ao programa, que será coordenado pela consultoria de inovação aberta Beta-i Brasil e terá como sede a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

“O saneamento é um grande indutor da economia, com melhorias na saúde, educação e na qualidade de vida, além de valorização imobiliária e estímulo ao turismo, por exemplo. O Instituto Trata Brasil realizou um estudo de impacto econômico de nossa entrada em 27 cidades do estado e apurou um ganho líquido para a população de R$ 37 bilhões durante os 35 anos de execução de nosso contrato”, afirmou o Presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Segundo o Vice-Governador e Secretário Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, a concessão dos serviços de saneamento foi o primeiro passo na criação de um projeto mais amplo, como o “BlueRio”. “Sem saneamento não podemos falar de segurança hídrica ou de economia azul. O Governo do Rio teve a coragem de ser pioneiro neste cenário, com vistas à recuperação da Baía da Guanabara e dos nossos complexos lagunares. Mais uma vez, saímos na frente e mostramos nosso valor, quebrando paradigmas e investindo no que precisa ser investido”, frisou.

A Cofounder e CEO da Beta-i, Renata Ramalhosa, disse que a iniciativa tem cinco pilares, sendo um deles o saneamento. “Estamos agora na fase de diagnóstico com cada empresa, mas queremos buscar mais eficiência, mais segurança portuária, criação de valor sobre os corpos hídricos entre a população periférica, o uso consciente da água. A sustentabilidade é transversal a todo o programa”, explicou.

Advertisement

Dentro do projeto, a Águas do Rio trabalhará com diversos parceiros públicos e privados que atuam na área da economia azul, na co-criação de um futuro mais sustentável, com o uso consciente dos recursos hídricos. Além disso, há a expectativa de uma importante troca de experiência, com a realização de workshops, treinamentos e o desenvolvimento de projetos com startups internacionais, entre outras ações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do RJ terá programa de incentivo com foco na geração de riqueza por meio da água
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui