A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ), entidade subordinada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, firmou uma parceria com a Rio Ônibus para a exibição de um vídeo informativo com orientações sobre prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. O conteúdo será exibido em 400 ônibus em toda a cidade do Rio de Janeiro, durante o mês de novembro.
O governador Cláudio Castro (PL) ressaltou que, em tais ocorrências, o fator tempo é fundamental para evitar um desfecho trágico para as crianças e os jovens. Por isso, o Governo do Estado tomou a decisão de investir em prevenção.
“A prevenção é o melhor remédio. Cada segundo importa na busca de crianças e adolescentes desaparecidos, além de aumentar as chances de êxito para solucionar os casos. Quanto mais pessoas souberem como agir em situações como essas, melhor. Estamos construindo uma rede do bem e de prevenção”, afirmou Cláudio Castro.
O gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas (FIA/RJ), Luiz Henrique, por sua vez, destacou que a divulgação diária do conteúdo nos ônibus do Rio ajudará a reduzir o número de desaparecimentos de crianças e adolescentes no Estado.
“A parceria com o Rio Ônibus é muito importante para aumentarmos o nível de informação da população sobre a questão do desaparecimento. Acreditamos que a divulgação diária das dicas de prevenção apresentadas nos vídeos para inúmeras pessoas pode ser uma das boas ferramentas que nos ajudarão a reduzir o número de desaparecimentos de crianças e adolescentes”, disse representante do Programa SOS Crianças Desaparecidas.
Além do vídeo exibido no transporte público, a campanha também estará presente em canais digitais. O material divulgado é baseado em uma cartilha elaborada pela FIA/RJ e pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
Com 26 anos de atuação, o SOS Crianças Desaparecidas registrou 4.173 casos, dos quais 3.575 foram solucionados – êxito de resolução superior a 85%. Ainda existem, no entanto, 598 casos em aberto.
Informações Importantes
A FIA recomenda que as crianças sejam identificadas desde a sua fase inicial de vida. A carteira de identidade (Registro Civil) é um dos meios de identificação possíveis e pode ser tirada logo após o nascimento do bebê.
Em caso de desaparecimento de crianças e adolescentes agir prontamente é de grande importância para a boa solução dos casos. Por isso, a pessoa deve procurar imediatamente a delegacia mais próxima de sua residência e registrar o boletim de ocorrência. Não é necessário esperar 24 horas.
Mais informações:
Programa SOS Crianças Desaparecidas
Tel: (21) 2286-8337 / (21) 98596-5296
Email: sosfia@fia.rj.gov.br
Site: www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br
Cartilha de Prevenção FIA/RJ / Defensoria Pública:
https://drive.google.com/file/d/1JWJLhwgqkOla4RMBE0SJUyTA8cJjhV-p/view