Estado exonera diretor do Arquivo Público após ‘decisão unilateral’ de fechamento do espaço

Segundo o comunicado emitido, a medida de fechamento não teve consulta ao governo estadual e nem aprovação dos órgãos competentes responsáveis pela análise da condição das edificações públicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Então diretor da instituição, Professor Doutor Victor Travancas

Na manhã desta quarta-feira (08/01), o Governo do Estado do Rio recuou e anunciou que o Arquivo Público do Estado (APERJ) não será fechado, como havia sido informado nesta última terça-feira (07/01). O prédio histórico, localizado na Praia de Botafogo, abriga um acervo de mais de 38 mil itens históricos e estava prestes a interromper suas atividades devido a alegados riscos estruturais e de incêndio. A decisão de fechamento foi tomada unilateralmente pelo então diretor da instituição, Professor Doutor Victor Travancas, que foi exonerado do cargo nesta manhã.

Segundo o comunicado emitido pela Secretaria de Estado da Casa Civil, a medida de fechamento não teve consulta ao governo estadual e nem aprovação dos órgãos competentes responsáveis pela análise da condição das edificações públicas. A Casa Civil garantiu ainda que o Arquivo Público não está interditado e segue aberto ao público, desmentindo informações divulgadas sobre a falta de alvará do Corpo de Bombeiros. De acordo com o governo, a informação de que o prédio não possuía o alvará foi um equívoco, já que o edifício foi vistoriado e aprovado no último dia 30 de dezembro de 2024, quando o Corpo de Bombeiros atestou que não havia risco iminente que justificasse qualquer tipo de interdição.

O governo estadual também reafirmou que o Arquivo Público não apresenta risco estrutural. Um laudo técnico da Empresa de Obras Públicas (Emop), emitido em 24 de julho de 2024, confirma que não há qualquer ameaça à integridade do prédio. A Emop foi responsável por uma série de obras de melhoria no Arquivo entre junho de 2022 e maio de 2023, incluindo instalação de drywall, forro, impermeabilização, pintura e reparos no piso. De acordo com o governo, um pequeno problema no piso foi identificado, mas este não afeta a estrutura do edifício e será reparado dentro da garantia do contrato com a empresa responsável pela obra.

O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 93 anos de história, tem um papel fundamental na preservação e conservação de documentos históricos que datam desde o século XVIII.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado exonera diretor do Arquivo Público após 'decisão unilateral' de fechamento do espaço
lapa dos mercadores 2024 Estado exonera diretor do Arquivo Público após 'decisão unilateral' de fechamento do espaço

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui