Estátua de Tom Jobim, no Arpoador, passa por restauração devido aos efeitos da maresia

A restauração foi conduzida pela Secretaria Municipal de Conservação, que removeu os resquícios da maresia e aplicou uma nova camada de tinta na área correspondente às vestimentas do compositor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Cleomir Tavares/Diario do Rio

A famosa estátua do compositor Tom Jobim, no Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro, passou por um processo de restauração nesta segunda-feira (10/10). A peça de bronze, uma criação da talentosa artista Christina Motta, foi submetida a uma limpeza e repintura devido aos efeitos da maresia que gradualmente desgastaram o “traje” da escultura.

A restauração foi conduzida pela Secretaria Municipal de Conservação, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, que eliminou os resíduos de maresia e aplicou uma nova camada de tinta na área correspondente às vestimentas do compositor. As partes do monumento que representam o rosto, os braços, as mãos, o violão e os sapatos permaneceram com a pátina natural, garantindo a preservação de sua autenticidade.

A estátua de Tom Jobim, inaugurada em 2014, que retrata um dos pioneiros da Bossa Nov, com um violão sobre o ombro e vestindo roupas brancas, é uma atração frequentemente visitada por cariocas e turistas, pois está situada na orla da praia, no início da Avenida Vieira Souto.

Sobre Tom Jobim:

Advertisement

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, autor de inúmeros sucessos como “Garota de Ipanema”, “Águas de Março” e “Chega de Saudade”, é reconhecido como um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos e um dos visionários por trás do movimento Bossa Nova, ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes.

Veja como Ficou:

1 tom jobim 30780390 Estátua de Tom Jobim, no Arpoador, passa por restauração devido aos efeitos da maresia
Foto: Divulgação/Seconserva

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estátua de Tom Jobim, no Arpoador, passa por restauração devido aos efeitos da maresia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui