Estátua de Zózimo, na Praia do Leblon, é revitalizada

Monumento, localizado na altura do Posto 12 da praia, havia sido retirado para manutenção em dezembro de 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estátua em homenagem a Zózimo Barroso do Amaral, no Leblon - Foto: Divulgação/Seconserva

A estátua em homenagem ao jornalista Zózimo Barroso do Amaral, na altura do Posto 12 da Praia do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, teve a recuperação concluída esta semana. A ação foi executada pela Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), sob a supervisão dos artistas Roberto Sá e Clara Arthaud, responsáveis pela concepção da obra. O monumento é feito em bronze e havia sido retirado para manutenção em dezembro de 2022.

A equipe da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Seconserva, executou reparos minuciosos, como a recuperação de um dos pés da escultura, que estava corroído pela maresia. Também foi preciso fundir uma parte da coluna de bronze e uma página do jornal que integra o conjunto escultórico – ambas as peças haviam sido furtadas.

Além disso, teve que ser refeita a placa com o nome completo de Zózimo e a frase ”carioca, jornalista e flamenguista”. Para tentar coibir os vândalos, a estátua ganhou um reforço interno com barras de ferro, tornando a fixação mais resistente.

A estátua de Zózimo Barrozo do Amaral é feita em bronze, em tamanho natural, e foi inaugurada em novembro de 2001. Assinada por Roberto Sá, a escultura retrata o homenageado contemplando a paisagem, com o paletó sobre o ombro.

Advertisement

Leia também

Em recuperação judicial, Americanas fecha várias lojas ao mesmo tempo

RJ continua com previsão de chuva nesta quinta-feira

Integram o conjunto outros elementos em bronze: uma parte da murada do Leblon, onde estão fixadas uma máquina de escrever, uma agenda e uma página do Jornal do Brasil, veículo no qual o jornalista publicou sua coluna durante muitos anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estátua de Zózimo, na Praia do Leblon, é revitalizada

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui