Estudante do Rio é selecionado para ‘Semana de Vivência Legislativa’ em Brasília

O aluno Vitor Hugo Vicente Prado vai participar de programa que leva estudantes do Ensino Médio para conhecer o Poder Legislativo em Brasília

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O aluno Vitor Hugo Vicente Prado, proveniente do Colégio Estadual Francisco Varella, no Município do Carmo, na Região Serrana do Rio, embarca no próximo domingo (20/08) para Brasília para “tomar posse” em seu mais novo cargo. O jovem de 17 anos foi selecionado, dentre 250 alunos de todo o Estado, para participar da Semana de Vivência Legislativa que integra o Programa Jovem Senador.

A iniciativa proporciona aos estudantes do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais e do Distrito Federal conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Os selecionados acompanham o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da república.

Para a Secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, o projeto do aluno merece aplausos, pois reafirma a importância da cidadania. “Além de subir a rampa do Congresso Nacional, Vitor será diplomado, tomará posse e dará seu voto na eleição para a Mesa Diretora Jovem Senador. Ele também atuará na discussão e aprovação dos projetos apresentados pelos jovens eleitos em todo o país” conta.

O estudante contou que ficou bastante emocionado por ter sido selecionado. “Eu assisti a palestras e pesquisei sobre o tema na escola. Isso foi muito importante para eu escrever meu texto. Agora, o próximo passo é fazer uma boa apresentação do meu projeto” planeja Vitor.

Advertisement

A Subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel, acredita que a conquista serve de incentivo a outros jovens. “Um estudante do interior representar nosso Estado em Brasília e vivenciar todo este aprendizado pode se reverter em melhorias para o ensino. Deixo meu agradecimento especial a todos os professores pelo empenho e pela contribuição para que isso se tornasse realidade” comenta.

O tema da redação do Programa Jovem Senador neste ano foi “Saúde Mental nas Escolas Públicas” e o aluno contou com a orientação da professora de língua portuguesa, Ana Flávia Cytrângulo, para vencer a disputa. A diretora-adjunta da escola, Julianna Branco, não esconde o orgulho pela conquista. Ela também responsável pela orientação de outro finalista, Matheus Braga Couto, que participou da experiência em 2017.

De acordo com o coordenador estadual do programa, Leonardo Lugão, o processo de seleção acontece de forma técnica e criteriosa. “A atenção ao tema proposto, a coerência, a coesão, a objetividade, a transmissão clara da informação, os argumentos e o cuidado com a norma culta da língua foram essenciais para a escolha do trabalho do Vitor” explica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudante do Rio é selecionado para 'Semana de Vivência Legislativa' em Brasília
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui