Estudante do Rio participará de Olimpíada Internacional de Economia, na Grécia

O estudante carioca, de 18 anos, proveniente do ensino público, disputará o pódio da competição internacional com participantes de 41 países

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto da Premiação com Luíz Filipe Peres ao meio (Foto: Acervo Pessoal)

O estudante carioca de 18 anos, Luiz Filipe Mendes, proveniente do ensino público, foi selecionado, juntamente com outros quatro brasileiros, para representar o país na próxima etapa da Olimpíada Internacional de Economia, a International Economics Olympiad (IEO). Essa é a primeira vez que um estudante do Rio de Janeiro alcança esse resultado. O evento, que tem destaque no campo das ciências econômicas, será realizado em Volos, na Grécia, entre os dias 24 de julho e 2 de agosto.

Luiz, ex-aluno do CEFET-RJ, conquistou seu lugar no time brasileiro ao se destacar entre os finalistas da fase nacional da Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON), que ocorreu, em São Paulo, entre os dias 1º e 4 de junho. O estudante carioca, juntamente com os outros quatro selecionados, entre os 45 alunos de diversas partes do país, obteve a vitória ao apresentar uma solução inovadora para um estudo de caso relacionado aos problemas habitacionais no Brasil.

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO, o jovem conta que sempre teve interesse em entender o funcionamento das coisas em todos os aspectos. “A partir disso, surgiu o interesse pela economia, principalmente durante o ensino médio, onde desenvolvi diversas iniciativas, como uma startup que me levou a passar uma semana em Harvard”, explica o talentoso estudante.

O principal objetivo de Luiz é conquistar o primeiro lugar nessa competição. Quando questionado sobre o futuro, o jovem, que atualmente cursa Economia com bolsa integral na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EPGE) afirma: “Espero alcançar um cargo de liderança que me permita promover mudanças positivas na sociedade, seja no setor público ou privado”.

Advertisement

O Brasil possui tradição na IEO, tendo conquistado o campeonato três vezes, além de medalhas de prata e bronze e sempre ter ficado no pódio em todas as edições do evento. E agora a delegação brasileira disputará o tetracampeonato com outros 41 países.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudante do Rio participará de Olimpíada Internacional de Economia, na Grécia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui