Estudante do Rio participará de Olimpíada Internacional de Economia, na Grécia

O estudante carioca, de 18 anos, proveniente do ensino público, disputará o pódio da competição internacional com participantes de 41 países

Foto da Premiação com Luíz Filipe Peres ao meio (Foto: Acervo Pessoal)

O estudante carioca de 18 anos, Luiz Filipe Mendes, proveniente do ensino público, foi selecionado, juntamente com outros quatro brasileiros, para representar o país na próxima etapa da Olimpíada Internacional de Economia, a International Economics Olympiad (IEO). Essa é a primeira vez que um estudante do Rio de Janeiro alcança esse resultado. O evento, que tem destaque no campo das ciências econômicas, será realizado em Volos, na Grécia, entre os dias 24 de julho e 2 de agosto.

Luiz, ex-aluno do CEFET-RJ, conquistou seu lugar no time brasileiro ao se destacar entre os finalistas da fase nacional da Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON), que ocorreu, em São Paulo, entre os dias 1º e 4 de junho. O estudante carioca, juntamente com os outros quatro selecionados, entre os 45 alunos de diversas partes do país, obteve a vitória ao apresentar uma solução inovadora para um estudo de caso relacionado aos problemas habitacionais no Brasil.

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO, o jovem conta que sempre teve interesse em entender o funcionamento das coisas em todos os aspectos. “A partir disso, surgiu o interesse pela economia, principalmente durante o ensino médio, onde desenvolvi diversas iniciativas, como uma startup que me levou a passar uma semana em Harvard”, explica o talentoso estudante.

O principal objetivo de Luiz é conquistar o primeiro lugar nessa competição. Quando questionado sobre o futuro, o jovem, que atualmente cursa Economia com bolsa integral na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EPGE) afirma: “Espero alcançar um cargo de liderança que me permita promover mudanças positivas na sociedade, seja no setor público ou privado”.

O Brasil possui tradição na IEO, tendo conquistado o campeonato três vezes, além de medalhas de prata e bronze e sempre ter ficado no pódio em todas as edições do evento. E agora a delegação brasileira disputará o tetracampeonato com outros 41 países.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui