Estudantes da Firjan SENAI Caxias conquistam prata em competição nacional de tecnologia

Projeto "Safemove" cria aplicativo para auxiliar pessoas com deficiência visual e garante o segundo lugar na Maratona Tech.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Alunos da Escola Firjan SENAI SESI Caxias conquistaram a medalha de prata na Maratona Tech, a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. A equipe, formada por cinco estudantes do curso Técnico em Automação, desenvolveu o “Safemove”, um aplicativo que promove a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Tecnologia a favor da inclusão:

O aplicativo “Safemove” utiliza recursos de geolocalização, sinalização visual e sonora e uma assistente virtual para auxiliar pessoas com deficiência visual a se locomoverem com segurança em ambientes urbanos. O aplicativo também pode ser instalado em smartwatches.

Desafio e reconhecimento:

Os estudantes participaram de diversas etapas classificatórias, chegando à final da competição com outras 100 escolas de todo o país. O projeto “Safemove” garantiu a medalha de prata para a Escola Firjan SENAI Caxias, um reconhecimento ao trabalho e à criatividade dos alunos.

“Foi uma experiência muito bacana. É a primeira vez que participamos da maratona. Os alunos são constantemente incentivados a participarem do programa de desenvolvimento de projetos integradores para solucionar problema com o uso da tecnologia e para esse projeto, eles pesquisaram uma demanda real de acessibilidade e mobilidade das pessoas com deficiência”, destacou o instrutor Bryan Cupello.

Do projeto à premiação:

Na primeira fase da competição, 65 alunos do Novo Ensino Médio (NEM) em Automação e TI participaram do desafio. Os alunos Ester Marcia Ramos dos Santos, Júlia Alves Ferreira dos Santos, Maria Eduarda Santiago do Nascimento, Matheus Rodrigues Ferreira da Silva e Thiago Magalhães Patrício de Lima formaram a equipe vencedora da primeira fase e conquistaram a medalha de prata na etapa final.

Outros prêmios:

O projeto “Safemove” também foi premiado na HackAÇU, uma maratona de inovação promovida pelo Porto do Açu.

Incentivo à inovação:

A participação em competições como a Maratona Tech e a HackAÇU faz parte do cronograma da Escola Firjan SENAI Caxias, que incentiva os alunos a aplicar seus conhecimentos em soluções para a sociedade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudantes da Firjan SENAI Caxias conquistam prata em competição nacional de tecnologia

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui