Estudantes do Rio podem solicitar Riocard Escolar para transporte gratuito

Com o retorno às aulas nesta última segunda-feira (05/02), é recomendado que os alunos não deixem para última hora e garantam antecipadamente o acesso ao benefício

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Estudantes recém-matriculados na rede municipal de educação do Rio de Janeiro já podem solicitar o Riocard Escolar para viagens gratuitas de ônibus. Com o retorno às aulas nesta última segunda-feira (05/02), é recomendado que os alunos não deixem para última hora e garantam antecipadamente o acesso ao benefício.

Os novos alunos devem seguir o processo para obtenção da primeira via do Passe Escolar. Após a confirmação da matrícula em uma escola municipal, os estudantes podem dirigir-se a uma das lojas com atendimento à gratuidade da Riocard Mais (localizadas em Campo Grande, Carioca, Méier ou Siqueira Campos). Na loja, será tirada uma foto do aluno e os seguintes documentos devem ser apresentados, conforme o Decreto Municipal 46.852/2019:

  • Documento de identificação oficial com foto ou certidão de nascimento (se menor, o original);
  • CPF – original, se possuir;
  • Declaração escolar original, carimbada e assinada pelo diretor, com validade de 30 dias;
  • Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) dos últimos 90 dias.

É importante observar que cópias dos documentos não serão aceitas, e a presença do estudante é obrigatória. Caso o aluno ainda não tenha idade para assinar, deverá estar acompanhado do responsável (pai, mãe, avô ou avó), que deverá apresentar seu documento de identificação original com foto. Se for avô ou avó, o documento do aluno deverá ser obrigatoriamente a certidão de nascimento original. Com a confirmação de todos os dados, o cartão é confeccionado e entregue na hora ao estudante. Vale ressaltar que o Passe Escolar é pessoal e intransferível, sendo proibido seu uso por outra pessoa que não seja o titular do cartão de gratuidade.

Para os alunos que renovaram a matrícula este ano, não é necessário solicitar um novo cartão Passe Escolar, a menos que haja mau funcionamento ou perda. Os cartões serão reativados automaticamente no início das aulas. Em 2023, mais de 150 mil cartões foram utilizados por estudantes municipais, resultando em mais de nove milhões de viagens gratuitas ao longo do ano no sistema de ônibus da cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement

Além disso, para os estudantes matriculados na rede estadual de educação, já é possível solicitar o Vale Educação. O aluno pode procurar a secretaria de sua escola para captura da foto e o envio da solicitação à Riocard Mais. Alternativamente, pode acessar o Site do Aluno e fornecer os dados solicitados pela Secretaria de Educação. No primeiro acesso ao site, será enviado um e-mail com o link para prosseguimento do cadastro. É importante destacar que a foto deve mostrar apenas o rosto do aluno, sem acessórios e com fundo claro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudantes do Rio podem solicitar Riocard Escolar para transporte gratuito
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui