Estudantes do Santo Inácio participam da primeira edição do ‘Visita ao TRE’

Na ocasião, os jovens emitiram a primeira via do título eleitoral na Central de Atendimento ao Eleitor e participaram de uma eleição simulada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estudantes no Plenário do TRE-RJ / Divulgação

Vinte alunos do Colégio Santo Inácio, localizado em Botafogo, na Zona Sul da cidade, participaram da primeira edição do projeto “Visita ao TRE”, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), na última terça-feira (5). Na ocasião, os estudantes emitiram a primeira via do título eleitoral na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).

Servidores do EJE-RJ prestaram esclarecimentos aos jovens sobre eleições, funcionamento da urna eletrônica, combate à desinformação e cidadania digital. Os estudantes também tiveram a oportunidade de participar de uma eleição simulada. Eles também realizaram uma visita guiada ao Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos e assistiram a uma sessão de julgamento no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, encabeçada pelo presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia, que os parabenizou pela adesão ao projeto, além de incentivá-los ao engajamento na vida política.

“Vocês agora são embaixadores (do projeto), tem que levar a experiência que tiveram aos colegas. Nunca aceitem o argumento que ‘não me envolvo com política’. Envolve, sim. Quando não sai de casa por causa da violência, isso é política pública. Quando você passa na rua e se preocupa com aqueles que passam fome, isso é política pública. Temos que participar e discutir todos os temas, e trazer os colegas para participação”, destacou o magistrado.

A orientadora profissional do Santo Inácio, Renata Macedo, ressaltou a importância do “Visita ao TRE” para a formação da cidadania dos jovens eleitores cariocas e para o esclarecimento sobre o funcionamento do Tribunal. “Eles puderam constatar que o TRE-RJ é formado por profissionais de outras áreas além do Direito”, disse Renata.

Advertisement

A equipe do EJE-RJ está à disposição da sociedade para o agendamento de visitas no âmbito do “Visita TER-RJ. Informações e agendamentos: divulgaejerj@gmail.com.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudantes do Santo Inácio participam da primeira edição do 'Visita ao TRE'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui