Estudo aponta que após 12 meses seguidos de alta, aluguel no Rio já acumula aumento de 18%

Os maiores aumentos no período foram nos seguintes bairros: Lagoa, Jardim Oceânico, Vila Isabel, Barra da Tijuca e Laranjeiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da orla da Barra da Tijuca - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Um estudo do Índice QuintoAndar de Aluguel mostrou que, em um ano, o preço do aluguel na cidade do Rio acumulou aumento de 17,94%, em 12 meses seguidos de alta. Segundo o levantamento, só neste ano, até agosto, o preço médio dos novos aluguéis avançou 12,29%. O portal de imóveis criou um índice próprio para medição das tendências deste mercado, que, embora não seja muito utilizado, demonstra uma tendência de mercado.

O levantamento destaca ainda que, nos últimos 6 meses (março a agosto), 21 de 23 bairros do Rio registraram alta no preço do metro quadrado, o equivalente a 91% das regiões analisadas. “A procura por imóveis tem aumentado na cidade, o que tem empurrado os preços para cima”, diz Wilton Alves, da administradora Sergio Castro, com 8 escritórios pela cidade.

Os maiores aumentos no período, segundo o estudo, foram nos seguintes bairros: Lagoa (31,6%); Jardim Oceânico (26,1%); Vila Isabel (22,3%); Barra da Tijuca (16,4%); e Laranjeiras (12,5%).

O Rio de Janeiro registra o ciclo mais longo de altas consecutivas do preço do aluguel. No último ano não houve um mês em que o preço tenha aumentado. E esse movimento está espalhado pelas quatro regiões da cidade”, destaca Thiago Reis, gerente de dados do QuintoAndar.

Advertisement

Segundo Reis, a alta se dá devido ao aumento dos preços de imóveis de um e dois quartos, principalmente em áreas com grande oferta de transporte público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudo aponta que após 12 meses seguidos de alta, aluguel no Rio já acumula aumento de 18%
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui