Estudo projeta crescimento de 0,8% do PIB fluminense em 2023

Estudo da Firjan ressalta que resultado considera perspectiva de forte desaceleração econômica no país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Porto Maravilha • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Um estudo divulgado pela Firjan projeta crescimento de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) fluminense em 2023. A federação explica que fatores no cenário internacional influenciam negativamente nas expectativas e que, no Brasil, a falta de definição de um arcabouço fiscal, de agenda de reformas estruturais e a alta taxa de juros corroboram para projeção de forte desaceleração do PIB do país e do estado do Rio.

Já a produção da cadeia de petróleo e os investimentos em construção civil é que continuarão influenciando positivamente na economia fluminense. O estudo ressalta que as receitas de royalties assumirão papel importante no equilíbrio das contas do estado, sobretudo em contexto de limitação da alíquota de ICMS sobre bens essenciais. No entanto, a federação pontua que a perspectiva é de crescimento ainda pouco disseminado entre os segmentos industriais e de forte desaceleração do setor de serviços.

Apesar da previsão de que teremos um resultado positivo no estado do Rio neste ano, a perspectiva é de forte desaceleração. O Brasil precisa urgentemente de um novo arcabouço fiscal e de agenda de reformas estruturais que vão garantir o crescimento sustentável do país. A reforma administrativa e uma reforma tributária que traga simplificação, neutralidade, transparência e isonomia entre os setores da economia precisam avançar”, diz o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Estimativa da Firjan aponta que o PIB do estado do Rio cresceu 2,7% em 2022. O estudo da federação destaca que, embora o ano tenha sido marcado por sucessão de turbulências socioeconômicas e geopolíticas, fatores ligados ao cenário nacional, como a aprovação de medidas tributárias envolvendo combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, foram determinantes para o crescimento da economia fluminense.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudo projeta crescimento de 0,8% do PIB fluminense em 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui