Estudo sobre o Mapa da Fome se estenderá a todos os 160 bairros do Rio de Janeiro

Esta pesquisa vai identificar os principais pontos nos quais as famílias cariocas enfrentam a fome no município e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Favela toma a vista do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Em uma iniciativa liderada pela Frente Parlamentar Contra a Fome, teve início o inédito estudo sobre o Mapa da Fome na cidade do Rio de Janeiro. A fase de coleta de dados, que começou em novembro, se estenderá até dezembro e é conduzida pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Inquérito do Rio Sobre a Fome mobiliza equipes de entrevistadores que visitarão 2 mil domicílios distribuídos pelos 160 bairros da cidade.

Dr. Marcos Paulo, vereador e presidente da Frente Parlamentar Contra a Fome, destacou a importância da participação dos cariocas na pesquisa: “É muito importante que o carioca receba a equipe de coleta para que possamos concluir o estudo. Com o mapa da fome em mãos, o critério de instalações de programas públicos contra a fome passará a ser técnico. Esse é um importante legado que a frente deixará para os cariocas e para essa e as próximas gerações.”

Esta pesquisa, em colaboração com a UFRJ, realizada por meio de um termo de cooperação, visa identificar os principais locais nos quais as famílias cariocas enfrentam a fome no município. O objetivo central é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que assegurem o direito à alimentação adequada.

Rosana Salles Costa, a professora e coordenadora do Inquérito do Rio Sobre a Fome, enfatizou a abordagem inclusiva da pesquisa. “Nossos entrevistadores estão na rua fazendo os questionários, pedimos para que as pessoas selecionadas os recebam com carinho. Pela primeira vez, também serão abordadas as famílias de pessoas com deficiências. O estudo é muito importante para montarmos o cenário da fome na nossa cidade.”

Advertisement

Os entrevistadores estarão identificados com colete e crachá da VoxPopuli. E para confirmar a identidade do agente, é possível entrar em contato pelo telefone do gabinete do vereador Dr. Marcos Paulo no número (21) 3914-2441. A participação da população carioca é crucial para o sucesso desse estudo pioneiro e sua contribuição para a construção de políticas públicas eficazes no combate à fome na cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudo sobre o Mapa da Fome se estenderá a todos os 160 bairros do Rio de Janeiro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Fome?????Kkkkkkkk só dá é OBESO em tudo qto é canto!!!70%da população com sobrepeso!!!Só se tem fome de mais guloseimas ainda!!!Fome,antes de mais nada se evidencia com corpos cadavéricos…pode ter um ou outro lugar assim…mas a maioria é de obesos…isso sim!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui