Evento celebra 140 anos da chegada da ferrovia em Petrópolis

Evento acontece na Casa Claudio de Souza, em Petrópolis, na próxima segunda-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) e a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) vão promover na próxima segunda-feira (13/02), às 18h30, o evento “Os 140 anos da chegada da ferrovia em Petrópolis”. A cerimônia será realizada na Casa Claudio de Souza (Praça da Liberdade, 247, Centro), na própria cidade imperial.

A engenheira eletricista Angela França, vice-presidente da AFPF e representante do Crea-RJ na Prefeitura de Petrópolis, ressaltou que a presença da ferrovia foi fundamental para alavancar o desenvolvimento urbano e econômico do município: “a chegada do trem na Estação Petrópolis de passageiros gerou movimentação bem maior na cidade, uma vez que a estação permitiu o fluxo diário de passageiros na ida e vinda para o Rio de Janeiro. Além disso, a flexibilização do transporte fez surgir uma dinâmica de trabalho no centro de Petrópolis, de pessoas oriundas dos distritos e cidades vizinhas, uma vez que havia grande fluxo de trabalhadores que prestavam serviço tanto ao Rio de Janeiro quanto à Minas Gerais”.

Angela França destaca ainda que, apesar da desativação da Estrada de Ferro na década de 1960, seu legado ainda permanece intacto e imortalizado no brasão do município.

E em um momento onde a palavra reconstrução se faz presente por todos os lados da cidade, nada melhor do que recorrer ao passado glorioso para servir de inspiração”, comentou, em referência ao atual momento de reconstrução de Petrópolis depois das fortes chuvas de janeiro e março de 2022.

Advertisement

Leia também

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Enquanto Petrópolis comemora 140 anos da chegada da ferrovia na cidade, vale lembrar que a primeira ferrovia do Brasil fica localizada em Magé, na Baixada Fluminense. Ela foi projetada por Irineu Evangelista de Souza, que mais tarde ficou conhecido como Visconde de Mauá, e inaugurada em 30 de abril de 1854.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Evento celebra 140 anos da chegada da ferrovia em Petrópolis

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Evento celebra 140 anos da chegada da ferrovia em Petrópolis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui