Evento clandestino é cancelado após ação de ordenamento no Recreio

Operação de fiscalização e apreensão aconteceu devido as denúncias de moradores do bairro aos órgãos da Prefeitura do Rio. Festas sem autorização podem causar transtornos no trânsito, lixos nas ruas e até danos ambientais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/SEOP

Equipes da Secretaria de Ordem Pública, da Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens, da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), e do 31º BPM realizaram uma grande ação de ordenamento na noite de sexta-feira, (24/02), no Recreio dos Bandeirantes e nas principais vias de acesso ao bairro. A operação foi durante um evento irregular que costuma reunir pessoas de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Outros eventos como este (sem autorização) causaram um enorme transtorno e danos ambientais no bairro, no ano passado. A SEOP ressalta que vai ser ainda mais rígida nas ações de fiscalização para coibir festas sem a devida permissão da prefeitura.

Além das apreensões de 11 caixas de som, foram multados cerca de 62 veículos por estacionamento irregular, outros 23 (motos e veículos) foram rebocados. E 4 tendas e 3 barracas de camping foram desmontadas.

O uso de caixas de som na areia da praia é proibido pelo Decreto 50.671, que dispõe sobre a proibição de aparelhos sonoros nas praias e parques da cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement

O Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, afirma que a atuação foi uma ação preventiva. “Monitoramos as redes sociais e identificamos a movimentação para a realização desse evento clandestino no bairro do Recreio e preparamos operações, tanto de fiscalização nos acessos ao bairro, para evitar veículos irregulares circulando na região, quanto também programamos uma presença ostensiva da Guarda Municipal e das equipes de controle urbano para realizar a apreensão de caixas de som para que os moradores tivessem uma noite tranquila naquela localidade. Importante destacar que a praia é um espaço democrático, desde que as regras sejam cumpridas”, conclui Carnevale.

A ação de fiscalização, autuação e apreensão aconteceu, após inúmeras mensagens enviadas para a Subprefeitura, que solicitou aos órgãos de segurança apoio na montagem de uma investigação estratégica com a finalidade de coibir a desordem durante o evento.

“Estamos monitorando eventos como esse, com a intenção de prevenir a desordem, o uso de caixas de som, estacionamento em local indevido e a ação de ambulantes não licenciados. Este tipo de evento demanda um número maior de garis e maquinários na limpeza das areias, tendo em vista que a maioria dos frequentadores usa garrafas de vidro, o que causa risco para os frequentadores da praia. Estamos sempre atentos às demandas dos moradores e seguiremos, em conjunto com os outros órgãos da Prefeitura, realizando as fiscalizações em toda nossa região”, ressalta o Subprefeito da Barra, Raphael Lima.

As equipes da COMLURB trabalharam na limpeza das areias durante a noite e intensificaram os serviços de varrição no calçadão logo cedo.

WhatsApp Image 2023 02 25 at 08.50.03 1 Evento clandestino é cancelado após ação de ordenamento no Recreio
Foto: Divulgação/SEOP

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Evento clandestino é cancelado após ação de ordenamento no Recreio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Tem evento clandestino todo final de semana no Rio de Janeiro: basta irem às favelas verem os bailes funk que varam a madrugada com som super alto e que ninguém tem coragem de fiscalizar. Ir ao Recreio é mole, quero ver ir ao subúrbio!

    Se monitorasse as redes sociais como falou, o secretário já acharia uma penca de eventos: eles não fazem questão de se esconder.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui